PORTO ALEGRE
Lula participa de evento no RS; ministros falam sobre avanço das obras nas BR-116 e anunciam nova policlínica em São Leopoldo
Primeira agenda do presidente no Estado foi na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs)
Última atualização: 15/03/2024 15:00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na manhã desta sexta-feira (15) em Porto Alegre, onde participou de evento na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs). A visita oficial visa o encontro com empresários e anúncios referentes ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado.
Acompanham o presidente, os ministros da Educação, Camilo Santana; da Comunicação, Paulo Pimenta; da Casa Civil, Rui Costa; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; ministro das Cidades, Jader Filho; além dos titulares da Agricultura e Pecuária e também de Integração.
O vice-presidente, Geraldo Alckimin (PSB) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) também participam da agenda.
"Não precisamos pensar igual, precisamos pensar no Brasil. Presidente Lula, pode ter certeza que torço a favor do senhor e do seu governo", disse Leite.
O governador do RS aproveitou para enfatizar a importância do envio de vacinas contra a dengue para o Estado, que registrou 21 óbitos pela doença.
Avanço das obras na BR-116 e anúncio de nova policlínica em São Leopoldo
Os primeiros a falar foram os ministro Rui Costa e Nísia Trindade. O ministro da Casa Civil disse que o RS receberá R$ 21 bilhões de investimentos em infraestrutura. Ele também falou sobre o andamento das obras na BR-116 e disse que elas devem acelerar nos próximos meses.
Ainda no evento, Pimenta afirmou que as obras do Complexo de Viadutos da Scharlau, em São Leopoldo, serão entregues até o fim deste ano. O ministro salientou que há um projeto do Executivo para ampliar a BR-448 até Portão.
Quanto a saúde, a ministra destacou a entrega de 21 novas ambulâncias do Samu, 135 novas Unidades Básicas de Saúde, 9 Centros de Atenção Psicossocial (Capes), 3 novas policlínicas em Porto Alegre, São Leopoldo e Rio Grande, e uma nova maternidade na capital. Nísia também destacou o trabalho do Grupo Hospitalar Conceição através do SUS.
O ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre as iniciativas de incentivo a educação. Ele abordou os novos institutos federais, anunciados no início da semana, e também um novo hospital universitário, que será na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Além disso, disse que o programa Pé de Meia terá pagamentos aos estudantes do ensino médio já a partir do dia 26 de março.
Jader Filho divulgou obras de ampliação e de implantação de sistemas de saneamento básico em cidades como Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rolante, Cachoeirinha, Gravataí e Imbé. Ele disse, ainda, que Esteio será beneficiada com obras de drenagem e que residências do Minha Casa, Minha Vida serão construídas em São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Por último, Lula falou ao público e explicou que o objetivo do evento era prestar contas do que o Governo está fazendo. "Eu tenho o compromisso de recuperar o País economicamente. É dar civilidade àqueles que não têm civilidade hoje."
Próxima agenda em Lajeado
Após o evento do PAC, o presidente e os ministros concedem entrevista coletiva, ainda na Fiergs. No turno da tarde, Lula viaja até Lajeado, no Vale do Taquari, onde, em evento fechado, deve fazer anúncios sobre a construção de moradias populares.
(*) Colaborou: Kassiane Michel