POLÍTICA

Lula autoriza criação de subsidiária da NAV Brasil para explorar economicamente infraestrutura aeronáutica e navegações aeroespaciais

União está autorizada a assumir o controle direto da subsidiária por meio da transferência das ações de titularidade da NAV Brasil, em sua totalidade

Publicado em: 03/01/2025 15:06
Última atualização: 03/01/2025 15:06

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.083 que autoriza a criação de subsidiária da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A (NAV Brasil) e dispõe sobre a possibilidade de alienação do seu controle acionário à União. A Lei está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (3), e foi sancionada sem vetos.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER


Lula Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Criada em 2020 para implementar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeronáutica destinada à prestação de serviços de navegação aérea, a NAV Brasil fica agora autorizada a criar subsidiária que terá por objeto "explorar economicamente a infraestrutura e a navegação aeroespaciais e as atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos e equipamentos aeroespaciais e realizar projetos e atividades de apoio ao controle aeroespacial e áreas correlatas".

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Para sua implementação, a subsidiária poderá contratar pessoal técnico e administrativo pelo período de quatro anos após a sua constituição.

A Lei também autoriza a cessão de servidores e de empregados públicos e colocação de militares à disposição da subsidiária, independentemente da ocupação de cargo em comissão ou de função de confiança.

Autoriza ainda que a subsidiária da NAV Brasil patrocine entidade fechada de previdência complementar, por meio de adesão à entidade já existente.

A União está autorizada a assumir o controle direto da subsidiária por meio da transferência das ações de titularidade da NAV Brasil, em sua totalidade. Essa transferência será realizada sem ônus para a União.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilPolítica
Matérias Relacionadas