O cenário político da região pode ganhar novos contornos nas eleições de 2026, com a possibilidade da candidatura do atual prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em entrevista ao Grupo Sinos, Orsi, que encerra seu segundo mandato em 2024, confirmou que tem como “propósito” a candidatura a deputado estadual. “É um propósito meu de ser candidato a deputado estadual”, declarou o político, que pela primeira vez falou publicamente sobre a possibilidade de concorrer.
LEIA TAMBÉM: Reeleito em Montenegro, Zanatta anuncia primeiros nomes para sua equipe de secretários
Orsi, que também é professor de Educação Física, advogado e empresário no setor farmacêutico, revelou que já se colocou à disposição do partido para disputar uma cadeira no parlamento gaúcho em 2026. “A ideia é continuar trabalhando. Por enquanto, o nosso negócio é a farmácia e o escritório, mas como o escritório ficou parado por quase oito anos, a farmácia está com as portas abertas me esperando, e a minha esposa ansiosamente para que eu volte para ajudá-la”, comentou de forma descontraída sobre o momento atual.
Embora a prioridade atual seja a continuidade de seus negócios, nos bastidores, o prefeito tem se dedicado a alinhar estratégias para os próximos anos, com o objetivo de fortalecer sua candidatura e ampliar suas conexões políticas. “Já começamos as tratativas com o diretório estadual para articular o próximo período eleitoral”, adianta.
VIU ESSA? Ex-governador Alceu Collares está em CTI após agravamento de pneumonia
Nos próximos dois anos, ele pretende ampliar sua circulação pelo estado e fortalecer a base política, aproveitando a visibilidade conquistada durante sua atuação com presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), e o bom momento político local, com a eleição do seu sucessor em aliança com o MDB. No pleito de outubro a chapa MDB/PDT formada por Giovani Feltes (MDB) e Gênifer Engers (PDT) foi eleita com 48,80%.
Na avaliação do gestor municipal, a possibilidade de uma candidatura a deputado estadual é uma “construção” que exige planejamento e esforço. “A gente sabe que é uma construção que não é fácil para quem não tem uma estrutura formada. A ideia é viabilizar a circulação pelo estado e estreitar os laços criados durante minha atuação na Famurs”, destacou o prefeito, enfatizando a importância de consolidar sua presença política em diferentes regiões.
LEIA TAMBÉM