abc+

DEMANDAS LOCAIS

Loteamento de casas populares e obras em estradas estão entre as demandas levadas por prefeitos ao Piratini

Gestores de Campo Bom e Portão estiveram em reuniões com o governador em exercício Gabriel Souza (MDB) na última semana

Eduardo Amaral
Publicado em: 13/01/2025 às 03h:00 Última atualização: 13/01/2025 às 11h:33
Publicidade

Dois prefeitos da região se reuniram com o governador em exercício Gabriel Souza (MDB). O vice eleito na chapa de Eduardo Leite (PSDB) está ocupando o cargo máximo durante férias do titular, e recebeu o colega de partido Giovani Feltes (MDB), eleito pela quarta vez como prefeito de Campo Bom, no Palácio Piratini. Também esteve presente no encontro a vice-prefeita Gênifer Engers (PDT).

Encontro entre Feltes e Souza teve como objetivo estreitar laços entre governo estadual e municipal | abc+



Encontro entre Feltes e Souza teve como objetivo estreitar laços entre governo estadual e municipal

Foto: Joel Vargas / GVG

Outro recebido pelo governador em exercício foi o prefeito reeleito de Portão em 2024, Delmar Hoff, o Kiko, (PDT). O mandatário esteve reunido com Souza no Palácio Piratini, mas em um momento diferente de Feltes. Ambas reuniões ocorreram n última quinta-feira (9).

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Feltes buscou estreitar laços com o governo estadual | abc+



Feltes buscou estreitar laços com o governo estadual

Foto: Joel Vargas/GVG

Colegas de partido e ex-colegas de governo, Feltes e Souza se encontraram no Palácio Piratini para, de acordo com o mandatário de Campo Bom, estreitar os laços. O encontro não teve uma pauta específica, mas teve o intuito de aproximar o município do governo estadual. Feltes ocupou a Secretaria de Agricultura durante os dois primeiros anos da nova gestão de Leite, que tem o MDB como um dos partidos da base aliada, além de ter o vice-governador.

Mesmo sem uma pauta específica, o encontro entre os dois emedebistas tratou sobre parcerias que já estão em curso, além de novos investimentos do governo estadual no município. Feltes destacou a construção do loteamento Vida Nova, no bairro Aurora, que está sendo feita com recursos dos governos municipal e estadual.

Visita

A obra do loteamento começou em 2023 e prevê a construção de 89 novas habitações populares, com investimentos na casa de R$ 20 milhões. Deste montante, a maior parte dos recursos vem dos cofres municipais, enquanto o governo estadual entra com pouco mais de R$ 5 milhões.

Na sexta-feira (10), um dia após o encontro entre Feltes e Souza, o secretário de Habitação do Estado, Carlos Gomes (Republicanos), visitou o loteamento Vida Nova acompanhado do prefeito Feltes.

Executada em duas partes, infraestrutura do loteamento e edificação das casas populares, a obra iniciou a construção das casas há quatro meses. Segundo o governo municipal, 15% do trabalho deve ser finalizado até o final de 2025.

Quatro pautas para Portão

Kiko apresentou quatro demandas do município na reunião | abc+



Kiko apresentou quatro demandas do município na reunião

Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

O prefeito de Portão apresentou pautas bem definidas ao governador em exercício. O encontro entre Kiko Hoff e Gabriel Souza tratou sobre quatro temas: a municipalização da Escola Estadual Adolfo Gustavo Krummenauer; a construção de um novo acesso entre a zona urbana de Portão e a RS-240; a duplicação da Rua Estância Velha e a conclusão da Rodovia Transaçoriana.

O processo de municipalização da escola recebeu sinal verde do governador e já foi encaminhado a partir do encontro. Já em relação aos outros temas, Hoff afirma ter sentido uma disponibilidade do governo estadual em colaborar. “Foram sensíveis a todos eles, ficaram de marcar uma reunião com secretário [Pedro] Capeluppi”, afirmou o prefeito de Portão, sinalizando um encontro com o titular da pasta de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul.

Quanto à duplicação da Estância Velha, Hoff pediu um tratamento semelhante ao da cidade vizinha. “O governador ajudou o prefeito Diego [Francisco – PSDB] de Estância na duplicação da avenida, que lá se torna Portão, queremos um tratamento semelhante”, afirmou Hoff.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade