abc+

VALE DO CAÍ

Legislacast: Conheça canal que revela bastidores do Legislativo de cidade da região

Na primeira temporada, serão cinco episódios que resgatam a história da formação política da cidade

Joceline Silveira
Publicado em: 14/11/2024 às 18h:48 Última atualização: 14/11/2024 às 18h:48
Publicidade

A cobertura diária do Legislativo ganha mais um reforço em Montenegro, no Vale do Caí. O Podcast Legislacast, lançado em meados de outubro pela Câmara de Vereadores, pretende aproximar a sociedade das discussões sobre políticas públicas com uma linguagem simples e direta.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

No primeiro episódios os ex-vereadores  Ernesto Arno Lauer e Valmir Airton de Oliveira foram entrevistados por Susin | abc+



No primeiro episódios os ex-vereadores Ernesto Arno Lauer e Valmir Airton de Oliveira foram entrevistados por Susin

Foto: Divulgação

Na primeira temporada, serão cinco episódios que resgatam a história da formação política da cidade. Para trazer os bastidores deste processo, ex-parlamentares foram convidados.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

“Nesta primeira fase, a intenção é fazer o regaste da história do Legislativo ouvindo aqueles que ajudaram a elaborar os regramentos que fazem até hoje parte do nosso dia a dia”, explica André Susin, servidor da Casa Legislativa e responsável pelo roteiro, pesquisa histórica e apresentação do programa em parceria com o jornalista Hallan Klein, coordenador de Comunicação da Câmara.

André Susin e  Hallan Klein em entrevista ao ABCMais | abc+



André Susin e Hallan Klein em entrevista ao ABCMais

Foto: Divulgação

Com duração de aproximadamente 30 minutos, os dois primeiros episódios já estão disponíveis nos canais do legislativo montenegrino.

No primeiro episódio, os convidados foram dois parlamentares que atuaram no período anterior à promulgação da Constituição de 1988 (que se tornou o principal símbolo da redemocratização do Brasil) e durante a ditadura militar: Ernesto Arno Lauer, que foi vereador por duas Legislaturas (1973 a 1976 e de 1977 a 1982), e Valmir Airton de Oliveira, que ocupou uma cadeira em duas oportunidades, de 1983 a 1988 e 1989 a 1992.

Já no segundo episódio a dupla projetou um programa especial em comemoração ao Outubro Rosa. Na bancada as convidadas foram as ex-vereadoras Isaura Viegas de Mattos, que exerceu dois mandatos (2001 a 2004 e de 2005 a 2008), tendo ocupado a presidência da Casa em duas oportunidades, nos anos de 2002 e 2007; e Rosemari Almeida, que foi vereadora por cinco mandatos (1997 a 2000, 2005 a 2008, 2009 a 2012, 2013 a 2016, e 2017 a 2020), ela também foi presidente da Mesa Diretora em 2013. No bate-papo, entre outros temas, as ex-parlamentares relembraram peculiaridades de seus mandatos e fizeram uma avaliação sobre a evolução da presença das mulheres na política.

De acordo com Klein, a decisão de investir no podcast como ferramenta de comunicação foi justamente para resgatar a história de Montenegro que não estava registrada. “Trazer os ex-vereadores de volta à Câmara permitiu que eles mergulhassem no passado e relembrassem histórias que viveram aqui, além de contar um pouquinho daquilo que eles viveram de uma maneira que isso vai ficar registrado para sempre. São os bastidores da história da cidade que nunca foi contata”.

Nova roupagem em 2025

Na próxima temporada do Legislacast, prevista para iniciar em janeiro de 2025, a proposta é um pouco diferente, usar os programas para atrair a população para outros momentos importantes do parlamento, como as sessões ao vivo, as audiências públicas e reuniões de comissões. “Será um canal para os vereadores se posicionarem, prestar contas do mandato, fazer defesa de projetos e para a população conheça os parlamentares. Entenda o porquê de determinado voto, favorável ou contrário”, adianta Susin.

Na prática, o programa será um “portal de transparência”, só que em áudio e vídeo. “A população vai saber exatamente aquilo que está tramitando na Casa e conhecer detalhadamente o projeto que entrou e qual o impacto que esse projeto vai gerar na sociedade, caso aprovado”, acrescentou.

Para o coordenador de comunicação da Câmara, o podcast desempenhará uma função adicional: desmistificar o processo legislativo. Esmiuçando todas as etapas que um projeto de lei precisa cumprir até a votação em plenário. “É importante que a população entenda que um projeto não ‘‘saí do nada’, tudo é organizado e tem todo um trâmite que precisa ser seguido”, aponta Hallan.

“Conhecendo as etapas esperamos que as pessoas se aproximem da Câmara de Vereadores, ela (Câmara) não é um bicho de sete cabeças, não é tão distante da gente, eles (vereadores) estão aqui para trabalhar para a população, para melhorar a qualidade de vida dos montenegrinos”, completa.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade