POR UNANIMIDADE
Jornada 6x1: Câmara de Novo Hamburgo aprova moção a favor da PEC
Tema gerou grande repercussão nas redes sociais nos últimos dias
Última atualização: 25/11/2024 23:13
A Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo aprovou, por unanimidade, um movimento em apoio à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa abolir a escala 6x1, jornada de trabalho que obriga os trabalhadores a atuarem por seis dias consecutivos e a folgarem apenas um. A proposta foi apresentada pelo vereador Enio Brizola (PT) e aprovada na sessão desta segunda-feira (25).
O tema gerou grande repercussão nas redes sociais nos últimos dias, especialmente após o projeto de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) ultrapassar as 171 assinaturas necessárias para que possa iniciar a tramitação no Congresso Nacional.
Veja também: DINHEIRO NA CALÇA: Airton Souza presta depoimento na Polícia Federal em Porto Alegre
Em sua justificativa, Brizola destacou os graves impactos da jornada 6x1 sobre a vida dos trabalhadores. “As jornadas exaustivas comprometem a saúde física e mental, impactando diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o vereador. Ele também chamou a atenção para as dificuldades adicionais enfrentadas pelos trabalhadores, como as longas jornadas de deslocamento, muitas vezes em um sistema de transporte público deficitário. “Além da carga de trabalho, são enfrentadas longas jornadas de deslocamento, frequentemente em um sistema de transporte público deficiente” , completou.