A janela partidária para troca de partidos entrou em sua reta final. O prazo para a troca de legenda começou em 7 de março e quem pretende concorrer a um cargo nas eleições municipais de outubro deve concluir o processo até esta sexta-feira (5).
Até essa data, é possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito. Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 deve ser feita até 6 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição.
Cinco mudanças
Em Novo Hamburgo, cinco dos 14 vereadores deixaram os partidos de origem, sendo que a maioria já anunciou o destino. Uma das maiores alterações ocorreu no Partido Renovação Democrática (PRD) – resultado de uma fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota –, com a perda dos dois vereadores da bancada.
Quem “abriu” a janela foi o vereador em 8º mandato, Ito Luciano. Ele deixou o PRD nos últimos dias rumo ao Podemos. Outra perda da legenda foi Cristiano Coller, que assina com o Inspetor Luz (ex-MDB), nesta terça-feira (2), às 19h11, a ficha de filiação ao PP. A cerimônia ocorre na sede do Progressistas, na Avenida Bento Gonçalves, 2247. Ainda completam a lista Darlan Oliveira (ex-PDT) e Ricardo Ritter, o Ica (PSDB), que se filiaram na última semana ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Com a saída de Darlan, o PDT, assim como o PRD, perdeu a representatividade na Câmara Municipal. Antes da abertura da janela, a sigla possuía dois representantes, Oliveira e Fernandinho Lourenço, este convidado pelo presidente estadual do partido, Romildo Bolzan Júnior, a “se retirar” do PDT no final de 2023.
A expectativa das bancadas é que, pelo menos, mais duas movimentações ocorram. As incógnitas ficam por conta do destino de Fernandinho, que ainda não definiu em qual legenda ingressará, e o vereador Felipe Kuhn Braun (PP). Sondado por PL e Republicanos, Felipe deve bater o martelo nesta terça-feira (2).
LEIA TAMBÉM