ARTICULAÇÕES

Jairo Jorge amplia coligação para a disputa em Canoas

Chapa, liderada pelo prefeito afastado, conta com apoio de 12 partidos

Publicado em: 06/03/2024 03:00
Última atualização: 06/03/2024 14:13

As executivas municipais do PSB, Agir, Solidariedade e Avante anunciaram oficialmente o apoio à chapa do prefeito afastado Jairo Jorge, do PSD, pré-candidato à Prefeitura de Canoas. Durante o último mês, os partidos tiveram tratativas com a coligação, que reunia, até então, oito legendas - PSD, União Brasil, Republicanos, PT, PDT,  PCdoB, PV e Podemos, para definir o rumo no pleito.


Jairo Jorge, o vereador Cris Moraes (PV) e Rodrigo Busato (União) começaram a alinhar parceria entre as legendas. Foto: Divulgação

Com a adesão das siglas, o ex-prefeito canoense passa a liderar aliança composta por 12 partidos. A confirmação ocorreu nesta segunda-feira (4), durante a segunda reunião coordenada por Jairo Jorge e Rodrigo Busato (União Brasil) no Canoas Park Hotel com partidos, vereadores e lideranças políticas. Além da aliança, a composição das nominatas para disputa pela vereança no pleito municipal também permeou a pauta.

Fator Jairo

Na avaliação do presidente estadual do Avante, Mário Cardoso, aliado político de Jorge há 30 anos, o fato de a chapa ser capitaneada por Jairo Jorge foi um dos pontos que pesaram na decisão da legenda e será a "carta na manga" na disputa pela segunda maior cidade da Região Metropolitana.

"O Avante está se reestruturando em Canoas, e não podia ser diferente o nosso caminho senão apoiar a nossa força interior, apoiar o que a gente acredita", pondera, reafirmando que o "fator Jairo" pode fazer a diferença nas urnas.

"Ele é pessoa preparada, que conhece a cidade, a gestão, e principalmente, os caminhos para reequilibrar as contas públicas. E o eleitor sabe disso."

Apoio massivo na Câmara

Onze dos 21 vereadores que compõem o Parlamento participaram da reunião e declaram apoio à coligação. Conforme fontes ligadas ao PSD, a projeção é aproveitar a abertura da janela partidária – a partir desta quinta-feira (7) - para acomodar os parlamentares que têm mandato na composição de nominatas que estarão juntas nas urnas.

Articulações da oposição

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques (Avante), também anda estreitando laços com outras legendas. Nos bastidores, uma aproximação com o ex-secretário de Saúde de Canoas e pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal (PL), Felipe Martini, chama atenção. Desafetos declarados durante o primeiro ano de mandato de Jairo Jorge, os políticos andaram conversando.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasCanoasPolítica
Matérias Relacionadas