POLÍTICA
Heliomar Franco e Regina Caetano anunciam parte do secretariado da nova gestão leopoldense
Nomes dos titulares de oito pastas foram anunciados em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (11)
Última atualização: 11/12/2024 10:18
Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (11), na Unisinos, o prefeito eleito de São Leopoldo, Heliomar Franco (PL) e sua vice, Regina Caetano (PP), anunciaram os nomes de parte do secretariado da gestão 2025/2028. Foram anunciados os titulares de oito pastas. Áreas como a saúde e a segurança ainda não tiveram seus secretários informados.
A expectativa, segundo Franco é de que novos nomes sejam revelados entre sexta (13) e segunda-feira (16). A vice-prefeita, Regina Caetano, responderá, também, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec). O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) será coordenado pelo atual vereador, Gabriel Dias.
LEIA TAMBÉM: Diplomação dos eleitos de São Leopoldo e região ocorre na próxima semana
Vereador mais votado no pleito de 2024 na cidade, Jéferson Falcão assumirá a Secretaria Municipal de Educação (SMED). A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) será comandada por Cladis Magnani. Cláudia Costa foi anunciada como a titular do Meio Ambiente (Semmam). Para a pasta do Esporte e Lazer (Semel), foi anunciado Everton Vanoni. Fernanda Vaz Luft será a procuradora-geral do Município e Roberto Calazans secretário da Fazenda.
Segundo o futuro prefeito, o número de estruturas da Prefeitura, que hoje é de 26, será alterado. “Acredito que com 20, 21 a gente consiga tocar a Prefeitura com tranquilidade”, pontua Franco. A redução no número de secretarias e de servidores em cargo de confiança (CC) foram alguns dos compromissos de campanha da chapa liderada por Franco na última eleição.
“Propusemos no plano de governo que foi apresentado para a comunidade de São Leopoldo e foi aprovado assim. E tenho dito, o que foi escrito lá, vai ser cumprido. Nós enxergamos esse excesso antes de escrever este plano. Vamos reduzir o número de estruturas e de cargos de confiança, vamos deixar a máquina pública mais leve, mais enxuta, mais ágil”, diz.
SAIBA MAIS: IPVA 2025: Pagamento do imposto está disponível e desconto pode chegar a 28,1%; veja onde e como pagar
Conforme Franco, o objetivo com os cortes é a economia de recursos públicos. “O que nós estamos recebendo de informações preliminares é que a gente vai ter grandes dificuldades financeiras a partir do ano que vem. Precisamos fazer como a gente faz na casa da gente, cortar despesas, reorganizar as finanças e reorganizar e estrutura para ter ano mais produtivo”, completa.