A PARTIR DE 2025

Gustavo Finck promete mudança no Rotativo Digital e fala sobre a segurança no comércio em Novo Hamburgo

Em eventos com empresários, o prefeito eleito de Novo Hamburgo apresentou planos para sua gestão

Publicado em: 22/10/2024 22:14
Última atualização: 22/10/2024 22:15

Hoje vereador em primeiro mandato, a partir de 1º de janeiro de 2025 Gustavo Finck (PP) assume o comando da Prefeitura de Novo Hamburgo. Ele terá quatro anos para tirar do papel as propostas apresentadas aos eleitores durante a campanha. Mas antes de assumir, o futuro gestor já expôs um panorama prévio da nova estrutura governamental. Muitas das ações previstas pelo político foram apresentadas para lojistas, empresários e autoridades em dois eventos promovidos por entidades de classe ao longo da terça-feira (22).

VIU ESSA? Fatima e Finck fazem primeira reunião de transição do governo de Novo Hamburgo

Reformulação do sistema de estacionamento Rotativo Digital, readequação do transporte coletivo público, segurança e geração de emprego foram alguns dos temas abordados durante suas falas nos encontros. As propostas foram apresentadas durante o Café.com, evento promovido pelo Sindilojas Vale Germânico ainda pela manhã, e no almoço do CDL Convida promovido pelaCâmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH).


Prefeito eleito falo para lojistas e representantes de entidades na manha de hoje (22) Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Confira os planos do prefeito eleito de Novo Hamburgo

ROTATIVO DIGITAL

Sistema digital implantado em outubro de 2023 que substituiu os tíquetes de papel terá nova tecnologia para pagamento, zoneamento e tabela de preços. Conforme Finck, o Rotativo Digital, em vez de duas áreas tarifadas distintas - Zona Azul, destinada ao perímetro central da cidade, e a Zona Verde, destinada à região periférica da área de estacionamento -, funcionará com zoneamento único. Ou seja, quem estacionar na região central ou nas vias mais distantes tarifadas pagará o mesmo valor.

PRISCILA DINIZ: Vítima de homicídio se dizia oprimida e ameaçada pela sogra em Novo Hamburgo

A forma de pagamento também deve mudar, o projeto do prefeito eleito inclui a instalação de parquímetros em pontos estratégicos da cidade. “Os comerciantes que atuarem com a venda dos tíquetes receberam tablets para facilitar o procedimento e não gerar ‘mais trabalho’ para eles, que atuaram como parceiros da Prefeitura”, explica. A proposta prevê ainda a isenção de tarifa aos sábados pela manhã. “Não vai ter cobrança [aos sábados], só fiscalização para garantir a rotatividade”.

TRANSPORTE PÚBLICO

Alvo de investigação na CPI dos Ônibus, instaurada na Câmara de Vereadores para apurar denúncias de atrasos, a suspensão de linhas e as condições dos veículos, a Viação Santa Clara (VisacRS) terá duas semanas para apresentar relatório sobre os principais problemas do transporte coletivo público que a empresa registrou desde o início das operações em Novo Hamburgo, em 27 de abril. O prazo foi dado pelo prefeito eleito em reunião na segunda-feira (21) com representantes da empresa. “Pedi uma análise completa dos problemas de mobilidade da cidade, para que a gente possa tomar as providências necessárias para que no início de janeiro já possamos ter o transporte público melhorado”, adiantou.

O aumento da frota e a alteração do sistema de pagamento também foram abordados na reunião. “Solicitei o incremento de dez novos ônibus no sistema e lançamentos a proposta de repassar para a empresa o valor pelo quilômetro rodado e não por passagem efetivamente vendida [passagem que passa pela catraca] e sinalizaram com possibilidade de negociação”.

EMPREGO

Mudança da matriz econômica é a palavra de ordem na futura Administração que projeta a instalação de dois distritos industriais que já estão com áreas definidas: um será implantado no bairro Canudos e outro no Boa Saúde. “Eu quero empresas que tragam emprego e renda. Vamos desburocratizar, o Governo vai facilitar a instalação de empresas e fortalecer as que aqui já estão”, afirma.

EMPREGO: Atacarejo realiza feirão nessa semana; saiba como se candidatar

MEIO AMBIENTE

Em uma proposta ousada de incrementar o desenvolvimento econômico, Finck adiantou que os processos pertinentes à pasta serão revisados e que a “burocracia do meio ambiente vai acabar”. “Secretaria do Meio Ambiente não pode ser tão burocrata como está hoje. Nós vamos trabalhar no meio termo, preservar o meio ambiente e promover o progresso local”.

ORÇAMENTO

Questionado sobre a manutenção da máquina pública, Finck disparou críticas a atual gestão alegando déficit acima de 70% do orçamento. “Em janeiro tínhamos dívida de 64% em relação ao orçamento. Soubemos na semana passada que aumentou pra 77% em relação ao orçamento, que é de R$ 1,9 bilhões”, informou, elencando alternativas para equilibrar o caixa do município: “Não tem solução mágica. Vamos fechar as torneiras. No dia 1º de janeiro vamos publicar um decreto para cortar gastos da máquina. Vamos cortar na próxima carne, mas já aviso: primeiro ano não vai ser nada fácil”. Ele disparou as prioridades: educação, saúde e segurança pública. Ele também anunciou a revogação do aumento do IPTU, classificando-o um “absurdo” em tempos de endividamento municipal. “Eu sei que vou abrir mão de receita, mas não acho justo onerar o cidadão”.

SECRETARIADO

Nenhum nome foi anunciado oficialmente para fazer parte do próximo governo, mas a tendência é que nomes que compõem a equipe de transição (o advogado Vanir de Mattos, o coordenador da campanha do eleito, Paulo Kopschina e as advogadas Andrea Schneider Pascoal e Francine Marque de Souza), façam parte do Governo.

Finck também se comprometeu em reduzir os cargos comissionados (CCs). "A gente tem uma preocupação com a estrutura, que dê condição para o nosso município de entregar os serviços”.
Ao mesmo tempo, o novo prefeito adiantou que pretende reestruturar algumas pastas e criar três novas secretarias: a Subprefeitura de Lomba Grande; Secretaria de Governança, Gestão e Democratização; e ectretaria da Família e da Mulher. Além disso deve ser retirada da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da pasta de Habitação e realocá-la na Secretaria de Meio Ambiente "para agilizar os processos burocráticos”.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas