As movimentações políticas estão se intensificando em Gramado. Faltando pouco menos de um mês para o início das convenções partidárias, em 20 de julho, partidos e futuros candidatos começam a firmar alianças para as eleições municipais deste ano. Na cidade, já são quatro pré-candidatos à Prefeitura.
Dos nomes confirmados desde o ano passado, o atual prefeito Nestor Tissot e o vice Luia Barbacovi, ambos do PP, devem concorrer à reeleição.
A oposição, por sua vez, tenta se articular. O vereador Professor Daniel (PSDB), é um dos cotados. O parlamentar, que fez sua carreira política pelo PT, buscava mudar de sigla visando o pleito municipal. Tinha também como opção o MDB, mas acabou se tornando tucano.
Desde sempre, o presidente do MDB de Gramado, Cícero Altreiter, aponta que a agremiação seria cabeça de chapa e surgia a dúvida sobre como seria feita essa composição. Na terça-feira, dia 25, foi batido o martelo e o vereador Renan Sartori se tornou o pré-candidato do partido. Assim, afastando os dois políticos de estarem em uma mesma chapa.
“Foi uma decisão de forma democrática e por unanimidade do diretório. Tivemos o direcionamento que o MDB teria que ter candidato a prefeito”, reforça Renan. “A gente tem conversado com muitos partidos, mas as certezas nos só teremos em julho. Vamos conversar e estamos entendendo qual o nome que formará uma chapa mais competitiva”, ressalta.
A informação é endossada por Cícero. “Toda oposição que comunga dos mesmos objetivos deve estar junta, ao meu ver. O PL tem afinidade com a gente, mesmos princípios. O PSDB, principalmente após a ida do Professor Daniel para o partido, consolidou-se como oposição. Podemos ter alguém do próprio partido. E articulações com demais que entendam que é hora de mudar, renovar a maneira de administrar Gramado”, conclui.
Na quinta-feira, dia 27, o PSDB emitiu um comunicado reafirmando o nome de Daniel como pré-candidato à Prefeitura. Segundo a sigla, o nome do vice será comunicado em uma ocasião oportuna. O vereador e empresário tucano Celso Fioreze se colocou à disposição. “Contudo, as portas estão abertas para construção junto a partidos e lideranças, tendo em vista que as convenções partidárias acontecem até agosto”, atesta a nota.
“Acreditamos neste projeto coletivo, democrático, em prol de uma cidade que se constrói ouvindo as pessoas, somando lideranças e dialogando com toda a sociedade”, declara a presidente do partido, Tânia Moraes.
Nessa corrida partidária, ainda há o PL, que anunciou sua chapa pré-candidata para as eleições de 2024, com o tenente-coronel Eduardo Carvalho e Iria de Souza Pinto. “Hoje somos chapa pura. Temos pouco mais de um mês para analisar os cenários até a convenção, pois todos os partidos nos procuraram para coligar. Só não coligaremos com partidos de esquerda”, enfatiza.
As siglas têm até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas junto à Justiça Eleitoral.
LEIA TAMBÉM