O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), está mesmo disposto a construir uma relação mais próxima com os 14 vereadores. Enquanto esteve no Legislativo, nos últimos quatro anos, ele foi um duro crítico da distância entre a então prefeita Fatima Daudt (MDB) e a Câmara Municipal.
No discurso de posse, na tarde de 1º de janeiro, Finck conclamou apoio dos vereadores e garantiu: “Estarei aqui na Câmara nos momentos bons e ruins. Não vou me esconder dos desafios e dos compromissos. Estarei junto com vocês”, disse o prefeito aos integrantes da nova legislatura.
E acrescentou que “as portas [do gabinete] estarão abertas para todos os vereadores”. “Independente de gostarem ou não gostarem de mim, agora vamos trabalhar pela cidade, pelo futuro de Novo Hamburgo. Não é por partido político ou por alianças políticas. Temos obrigação de deixar um legado muito grande”, acrescentou.
Ao final do discurso de posse, que durou sete minutos, Finck entregou ao presidente da Câmara, Cristiano Coller (PP), uma convocação para sessão extraordinária. Na pauta, a votação da reforma administrativa que, segundo o prefeito, vai economizar R$ 19 milhões em quatro anos.
Sessão extraordinária é adiada
A primeira sessão da nova legislatura seria na manhã da próxima segunda-feira (6), mas nesta sexta-feira (3) os planos mudaram. A convocação passou para quarta-feira (8) porque Gustavo Finck convidou todos os vereadores para um encontro na véspera, terça-feira, dia 7.
A reunião deve ser no Centro Administrativo Leopoldo Petry, sede do governo hamburguense, e a expectativa é contar com os 14 vereadores. Mais da metade já confirmou presença. Finck espera até mesmo os dois vereadores do PT, Enio Brizola e Luciana Martins, com quem mantém boa relação.
Reforma deve ser aprovada por ampla maioria
O encontro servirá para que Finck e a secretária municipal Andrea Schneider Pascoal apresentem em detalhes o projeto da reforma administrativa. Os vereadores poderão opinar e, eventuais ajustes, serão feitos antes mesmo do envio da matéria para a Câmara.
Com isso, a ideia de Finck é evitar emendas e outras medidas que venham a descaracterizar a nova estrutura da Prefeitura de Novo Hamburgo. O gesto de Finck vem sendo bem recebido pelos vereadores. A base dá como certa a aprovação das mudanças por ampla maioria.
Andrea é nome forte do governo
Um dos primeiros nomes confirmados por Gustavo Finck para o primeiro escalão do governo, a advogada Andrea Schneider Pascoal já vai se destacando na gestão. Atual secretária de Administração, após a reforma da semana que vem ela será titular da pasta de Governança, Gestão e Desburocratização, a mais próxima do prefeito e do procurador-geral Vanir de Mattos.
LEIA TAMBÉM