Depois de um ano de especulações sobre seu futuro político, o ex-prefeito, ex-deputado e atual secretário estadual de Agricultura, Giovani Feltes, bateu o martelo. Ele colocou o nome à disposição do MDB e é o pré-candidato do partido à Prefeitura de Campo Bom.
A pré-candidatura de Feltes foi anunciada nesta segunda-feira (27) à noite em reunião com pré-candidatos à Câmara de Campo Bom. Agora o político tem dez dias para deixar o comando da Secretaria Estadual de Agricultura, cargo que ocupa desde o início do atual governo de Eduardo Leite (PSDB).
Considerado o “ficha 1” do MDB para concorrer à Prefeitura de Novo Hamburgo, Feltes chegou a ser chamado publicamente de pré-candidato por lideranças estaduais como o vice-governador Gabriel Souza (MDB) em evento do partido realizado no fim do ano passado.
A definição de que Feltes não concorreria em Novo Hamburgo veio no início de abril, quando terminou o prazo que os políticos tinham para mudar ou confirmar seu domicílio eleitoral. O prazo terminou e o secretário manteve seu título de eleitor em Campo Bom, onde agora é pré-candidato.
“Ele disse que se disponibilizaria e nós dissemos que ele será nosso candidato. Feltes terá o apoio de todo o partido, caso continue, mas nos garantiu que será pré-candidato a prefeito”, disse o líder de bancada do MDB na Câmara de Campo Bom, vereador João Paulo Berkembrock.
Berkembrock chegou a ser cogitado pelo MDB local como pré-candidato diante da indefinição do futuro político de Feltes. “Giovani é unanimidade. Sabemos da força e representatividade que ele construiu ao longo dos anos em Campo Bom. É a nossa maior referência”, completou.
Conforme Berkembrock, os emedebistas já iniciaram as tratativas com os partidos aliados para a composição de uma chapa para concorrer à Prefeitura. O nome do vice de Feltes deve sair em junho. Dirigentes do PP como Alexandre Hoffmeister e do PDT, como Ana Luiza Orsi – filha do prefeito Luciano Orsi –, já estão em tratativas com o MDB.
No fim de janeiro deste ano, quando o PDT do prefeito Orsi começou a ensaiar uma pré-candidatura em Campo Bom, o próprio Feltes veio a público manifestar que seria “prematura” a discussão em torno de um nome do PDT na cidade.
LEIA TAMBÉM