A solenidade de posse dos eleitos em Campo Bom, realizada nesta quarta-feira (1º), no Auditório Marlise Saueressig do Teatro CEI, marcou o início da nova gestão do prefeito Giovani Feltes (MDB) e da vice-prefeita Gênifer Engers (PDT).
Após um período eleitoral marcado por embates acalorados, incluindo a denúncia de tentativa de criação de deepfake para acusar Feltes de corrupção no passado, os discursos enfatizaram a necessidade de pacificação e cooperação em benefício da população. A eleição dividiu Campo Bom.
LEIA TAMBÉM: Gustavo Finck toma posse como prefeito de Novo Hamburgo
Em sua fala, Feltes rejeitou a visão de uma cidade politicamente dividida e chamou atenção para os prejuízos de debates radicais e improdutivos. “Não vejo a cidade dividida, mas momentos de polarização que empobrecem a qualidade do debate.
A eleição já passou, e agora é hora de pensarmos juntos no futuro de Campo Bom”, destacou. O prefeito também mencionou a campanha limpa que conduziu, apesar das tentativas de desconstrução de sua trajetória política. “Às vezes, a insensatez ultrapassa a razoabilidade e o bom senso, e alguns adjetivam isso como política. Isso nunca foi, não é e não será política”, disse.
Com uma longa trajetória pública que inclui três mandatos como prefeito de Campo Bom, entre 1989 e 1992, 2001 e 2004 e 2005 e 2008, além de passagens como deputado estadual, deputado federal e secretário estadual, Feltes retorna ao executivo municipal com uma equipe renovada.
Durante a cerimônia, ele apresentou os secretários que comporão sua gestão, destacando nomes como Régis Thoen, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Keli Bernardes, que segue no Meio Ambiente, e Luana Schnorr, também mantida na Saúde.
CONFIRA: Canela tem novo prefeito, vice e vereadores empossados; mesa diretora é eleita
A pasta de Segurança e Trânsito será comandada por Fernando Luz Lehnen, enquanto Neiva Stacke assume a Administração e Mara Helena Daubermann será responsável pela Educação e Cultura. Na área de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi foi escolhido, com Nilson Parnow à frente das Finanças.
O ex-vice-prefeito Paulo Gomes ficará responsável pela Secretaria de Obras, e Beatriz Gaspar Fagundes ocupará a Secretaria Geral de Governo.
Composição da Câmara sem surpresas
Outro momento de destaque na cerimônia foi a composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o primeiro ano da nova legislatura. A vereadora Kayanne Braga (PDT), reeleita com 2.658 votos, o maior número já registrado por um vereador em Campo Bom, confirmou sua liderança ao ser eleita presidente da Câmara por 7 votos a 4.
Com uma atuação destacada na causa animal, Kayanne articulou sua candidatura desde antes da posse, conquistando apoio de vereadores da base governista. A Mesa Diretora será composta ainda por João Paulo Berkembrock (MDB) como vice-presidente, Michele Closs (PDT) como primeira secretária e Cleber Nunes (MDB) como segundo secretário.
Mesmo com a oposição inscrevendo uma chapa concorrente, a votação transcorreu sem surpresas, reafirmando o alinhamento da maioria da Casa com a nova gestão.
A solenidade encerrou em clima de otimismo, com lideranças políticas reforçando o compromisso de trabalhar em prol da comunidade campo-bonense, deixando para trás os atritos do período eleitoral.
LEIA TAMBÉM