ELEIÇÕES 2024

Giovani Feltes deixa cargo nesta quarta-feira para concorrer à Prefeitura de Campo Bom

Exoneração do secretário Estadual da Agricultura deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (5); após confirmação de sua pré-candidatura Feltes já se reuniu com lideranças das legendas para debater o cenário eleitoral na cidade

Publicado em: 04/06/2024 17:00
Última atualização: 05/06/2024 10:07

O processo eleitoral vai gerar mudança no primeiro escalão do governo Eduardo Leite (PSDB). Após um ano e meio à frente da Secretaria Estadual da Agricultura, Giovani Feltes (MDB) deixa o posto para concorrer pelo seu partido à Prefeitura de Campo Bom nas próximas eleições. A exoneração e nomeação do substituto devem ser publicadas em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (5).

                                              SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Secretário Giovani Feltes comemora o melhor resultado dos últimos cinco anos na cobrança da dívida ativa Foto: Karine Viana/Palacio Piratini

A descompatibilização ocorre às vésperas do fim do prazo legal para as eleições municipais deste ano, que encerram na próxima quinta, dia 6 de junho.

“Voltando pra casa”

A saída da pasta estadual marca o retorno de Feltes à cidade que o lançou na carreia pública dezesseis anos após encerrar seu terceiro mandado à frente da Prefeitura de Campo Bom (1989/1992 – 2001/2004 – 2005/2008). A decisão, conforme o político, de correr como cabeça de chapa na cidade pegou até o mesmo o diretório municipal emedebista de surpresa. A legenda inclusive já trabalhava com três nomes de possíveis pré-candidatos ao cargo, entre eles o do atual vice, Paulo Gomes e o vereador João Paulo Berkembrock. “A notícia pegou a todos de surpresa, nem as pessoas mais próximas sabiam da minha decisão. Mas, acredito que posso colaborar com a cidade, a qual tenho uma ligação muito forte e fraterna”, admitiu Feltes em entrevista a reportagem.

Conforme o político, na decisão dois pontos pesaram: a vontade de estar próximo da família – que mantêm residência na cidade-, e o incentivo, tanto emedebista como de partidos da base aliada. “A ideia é voltar pra casa, voltar a trabalhar pela minha cidade, e estar mais presente fisicamente no convívio com a minha família e amigos”.

Articulações em andamento

Pouco mais de quatro meses da eleição municipal, marcada para o dia 6 de outubro, o emedebista adianta que o trabalho nos bastidores já iniciou. A legenda vê com bons olhos uma coalizão com o PSDB, que já estaria alinhava, e ao que tudo indica, a coligação atual que dá sustentação ao atual governo municipal (MDB-PDT e PP), será mantida.

O acordo

Em 2020 MDB, PDT e PP acordaram apoio à reeleição do prefeito Luciano Orsi (PDT). Na ocasião, ficou definido quê, em 2024 a coligação majoritária se uniria novamente, sendo o candidato a prefeito indicado pelo MDB e o PP teria a preferência na indicação de um nome para vice. “Esse cenário não se alterou, o acordo se mantêm de pé. Naturalmente as negociações permitem arranjos um pouco diferentes disso”, afirmou.

MDB terá candidato a prefeito

Contudo, as articulações se intensificaram em janeiro após aceno de Orsi em uma possível indicação da secretária de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos Gênifer Engers como pré-candidata da legenda à Prefeitura campo-bonense. “O PDT naturalmente estando no poder hoje com prefeito Luciano, vai ter que decidir seus caminhos. Mas nós queremos que o PDT esteja junto para repetir essa parceria que firmamos há alguns anos”, seguiu o político. “A única coisa concreta é que para prefeito o MDB vai ter candidato, independente de ter uma coligação mais ampliada ou não. Eu, definitivamente, se o partido achar na convenção que deva concorrer, vou disputar em qualquer circunstância”.


Trajetória

Giovani Feltes é ex-deputado federal, já foi três vezes prefeito de Campo Bom, três vezes deputado estadual e secretário da Fazenda no governo de José Ivo Sartori (2015-2018).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas