NOVO HAMBURGO
Governo Finck deve exonerar cerca de 90 cargos comissionados nos próximos dias
Secretária de Administração, Andrea Schneider Pascoal, destacou que decisão não tem viés ideológico, mas faz parte de um processo de reorganização interna
Última atualização: 03/01/2025 12:35
O governo de Gustavo Finck (PP) iniciou um processo de reorganização administrativa da Prefeitura de Novo Hamburgo, que deve resultar na exoneração de aproximadamente 90 servidores comissionados que desempenhavam funções de confiança da administração direta e indireta na gestão de Fatima Daudt (MDB).
A secretária de Administração, Andrea Schneider Pascoal, confirmou que as exonerações estão programadas para os primeiros dias de janeiro. Ela destacou que essa decisão não tem viés ideológico, mas faz parte de um processo de reorganização interna.
Segundo a secretária, os servidores que não solicitaram exoneração até o dia 31 de dezembro e não foram desligados pela administração anterior seriam oficialmente exonerados no início de 2025, com as primeiras publicações no Diário Oficial do Município (DOM) previstas para esta quinta-feira (2).
“Todos os cargos de confiança do governo anterior que não pediram sua exoneração serão exonerados, eles já foram comunicados que não precisariam vir à Prefeitura e que as exonerações aconteceriam hoje (quinta)”, disse.
Porém, até as 17h31 de hoje, nenhum desligamento tinha sido oficializado pela nova gestão.
Reorganização e novos ajustes
O número exato de desligamentos será definido após análise do relatório do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura. Segundo Andrea, a previsão é de que cerca de 90 cargos de confiança da gestão anterior não tenham sido desligados até o final de 2024, e com isso, as portarias de exoneração devem ser publicadas para formalizar o processo e dar início às novas nomeações para cargos comissionadas na administração municipal.
“Precisamos primeiro conferir quantas pessoas estão nesta situação, o que só saberemos oficialmente a partir de hoje (2)”.