POLÊMICA DO TRIBUTO

Fatima Daudt se manifesta sobre polêmica que envolve pagamento do IPTU em Novo Hamburgo; confira

Declaração ocorre após Gustavo Finck pedir que os contribuintes de Novo Hamburgo posterguem o pagamento do IPTU para 2025

Publicado em: 03/12/2024 14:25
Última atualização: 03/12/2024 15:29

No início da tarde desta terça-feira (3), a prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt (MDB), se manifestou sobre a ampliação do desconto no Imposto Territorial Urbano (IPTU) anunciado pelo seu sucessor no Centro Administrativo Leopoldo Petry, Gustavo Finck (PP).

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER


Fatima Daudt Foto: Lu Freitas/arquivo PMNH

A declaração da atual gestora ocorre após Finck pedir na Câmara de Vereadores, na segunda-feira (2), que os contribuintes de Novo Hamburgo posterguem o pagamento do IPTU para 2025. Finck também anunciou a prorrogação do prazo para o pagamento do tributo com desconto até o dia 31 de janeiro de 2025, sendo que o limite estabelecido pela gestão de Fatima termina em 2 de janeiro.

A medida gerou uma reação crítica da prefeita, que, em nota, considerou a posição do eleito como uma demonstração de "desconhecimento de gestão pública".

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Segundo Fatima, é equivocada a ideia de que o desconto no IPTU seja uma medida de gestão isolada ou de responsabilidade de uma única administração. "Não existe conta desta ou daquela gestão. São contas da Prefeitura, por serviços que foram e estão sendo prestados à comunidade, que devem ser pagos independentemente do gestor", afirmou a prefeita. Ela ainda destacou que a administração atual, sob sua liderança, honrou compromissos com gestões anteriores, incluindo o pagamento de dívidas e a manutenção de serviços essenciais.

No documento, a prefeita também recordou que, ao assumir o Município em 2017, encontrou um cenário de "grande déficit financeiro e enfrentou duas calamidades públicas, mas, ainda assim, conseguiu manter as contas em dia, garantir o pagamento de fornecedores e a regularidade da folha de pagamento”. Ela enfatizou que, durante seus “oito anos de mandato, não houve registros de greves ou escândalos administrativos”.

Já a Secretaria da Fazenda de Novo Hamburgo informou que “cabe ao contribuinte decidir se quer utilizar o décimo terceiro salário para aproveitar o desconto de 20% no IPTU em cota única”, com vencimento até 2 de janeiro de 2025.

Na segunda-feira (2), os Correios começaram a entregar os carnês físicos do IPTU. Já os contribuintes que aderiram à modalidade IPTU Digital já têm acesso ao carnê de cota única desde dia 25 de novembro, disponível pelo site da Prefeitura. 

 

Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria Municipal da Fazenda esclarece que não existe conta desta ou daquela gestão. São contas da Prefeitura, por serviços que foram e estão sendo prestados à comunidade e que devem ser pagos independentemente do gestor, a exemplo do que a atual administração fez em relação a contas de gestões anteriores.

A prefeita Fátima Daudt diz que recebeu com estranheza tal declaração, pois demonstra desconhecimento de gestão pública, e lembra que recebeu o município com um grande deficit, administrou duas calamidades e mesmo assim a folha de pagamento encontra-se em dia, fornecedores pagos, e em oito anos não houve greves nem escândalos. “Nossa gestão é reconhecida no Estado, no Brasil e inclusive com projetos premiados internacionalmente. Reclamar não resolve problemas, o que resolve problemas é trabalhar muito e mostrar resultados”, diz Fátima.

A Secretaria da Fazenda esclarece que cabe ao contribuinte decidir se quer utilizar o décimo terceiro e aproveitar o desconto já garantido de 20% no IPTU em cota única com vencimento até 2 de janeiro. Na segunda-feira, dia 2, os Correios começaram a entregar os carnês físicos do IPTU. Os contribuintes de Novo Hamburgo que aderiram à modalidade IPTU Digital já têm acesso ao carnê de cota única desde dia 25 de novembro. Para isso, devem acessar o https://novohamburgo.atende.net/autoatendimento e entrar com seu nome". 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas