abc+

ELEIÇÕES

"Faisal estava curioso sobre a tecnologia", diz defesa sobre inteligência artificial na campanha de Campo Bom

Candidato do Republicanos é investigado por suposta negociação para montar vídeo que mostraria emedebista Giovani Feltes recebendo propina

Joceline Silveira
Publicado em: 18/09/2024 às 12h:50 Última atualização: 18/09/2024 às 16h:06
Publicidade

A Justiça Eleitoral está investigando um possível caso de tentativa de fraude com uso de inteligência artificial (IA) na disputa pela Prefeitura de Campo Bom. O candidato Faisal Karam (Republicanos) teria negociado a montagem de um vídeo em que o adversário Giovani Feltes (MDB) apareceria recebendo propina. Feltes pede a cassação da candidatura de Faisal.

Faisal Karam, candidato à Prefeitura de Campo Bom pelo Republicanos | abc+



Faisal Karam, candidato à Prefeitura de Campo Bom pelo Republicanos

Foto: Reprodução

A defesa do candidato Faisal Karam conversou com o Grupo Sinos na manhã desta quarta-feira (18). O advogado Vanir de Mattos fala em “situação arquitetada”. Ele informou que recebeu “com estranheza” a denúncia apresentada na noite anterior por Feltes e classificou o material como “grave e fantasioso”. Mas não negou os encontros entre Faisal e o designer gráfico Fábio Rocha, responsável pela denúncia.

“Foi uma armação. Isso está muito claro para nós”, afirmou o advogado. Segundo ele, a campanha ainda não foi notificada pela Justiça Eleitoral e aguarda tramitação do processo para se manifestar. O juiz Alvaro Bischoff, da 105ª Zona Eleitoral, deu cinco dias de prazo para que as partes se manifestem na investigação.

O advogado confirmou que o candidato se encontrou com o designer gráfico, que seria especialista em montagem de vídeos com inteligência artificial. Mas contesta a autenticidade dos vídeos que embasam a denúncia à Justiça Eleitoral. “Ficou muito claro que foi uma situação arquitetada. As conversas, sim, aconteceram. Esse rapaz foi plantado para, desde o primeiro encontro, fazer a gravação das imagens ambientais”, disse Mattos.

Ainda segundo a defesa de Faisal, o material mostra “algo que nunca aconteceu, que ficou no campo da imaginação”. “Faisal estava curioso sobre a tecnologia porque sabia que isso poderia ser usado contra ele durante a campanha. Por isso aceitou se encontrar com esse rapaz, que insistiu em vender um produto de tecnologia de imagem. Mas nada disso aconteceu no plano da realidade”, disse Matos.

Denúncia esquenta a corrida pela Prefeitura em Campo Bom

O designer gráfico Fábio Rocha teria participado de três encontros com Faisal Karam e assessores. Dois encontros foram gravados por ele. O homem então procurou a campanha de Giovani Feltes e entregou o material. Também levou denúncia ao Ministério Público. A campanha de Feltes periciou os vídeos e alega que não foram montados e nem passaram por qualquer tipo de inteligência artificial.

A denúncia foi revelada por Feltes na noite desta terça-feira (17) e esquentou a corrida pela Prefeitura de Campo Bom. É o grande assunto desta quarta na cidade. “Que loucura isso. Mas precisa investigar bem”, disse uma eleitora enquanto passava pela Praça João Blos, tradicional ponto de encontro de Campo Bom.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade