ELEIÇÕES 2024
EXCLUSIVO: O que dizem Delegado Zucco e Giovani Feltes sobre disputa pela Prefeitura de Novo Hamburgo
Grupo Sinos conversou com os dois pré-candidatos na solenidade de abertura do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em Porto Alegre
Última atualização: 01/03/2024 08:07
A solenidade de abertura do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada na tarde desta quinta-feira (29) em Porto Alegre, reuniu dois dos principais nomes tratados no meio político como pré-candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo na eleição de outubro. Embora estivessem sentados muito próximos um do outro no evento, o deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos) e o secretário estadual de Agricultura Giovani Feltes (MDB) estão em posições bem diferentes no cenário pré-eleitoral.
Zucco confirmou ao Grupo Sinos que é pré-candidato a prefeito de Novo Hamburgo e foi além. Disse que espera formar uma ampla aliança com outros partidos de direita. Já Giovani Feltes seguiu a postura dos últimos meses, sem falar claramente se será ou não candidato.
O deputado estadual já havia se apresentado como pré-candidato, porém desde o fim do ano não falava mais como tal. Nesta quinta, ele adiantou que inclusive está se licenciando da presidência estadual do Republicanos para cuidar das articulações de sua pré-candidatura em Novo Hamburgo. "Queremos uma chapa ampla com PP, PL, PSDB, Republicanos e PSD", adiantou. E mais: Zucco não abre mão da cabeça de chapa.
Nesta semana o presidente municipal do PP, vereador Gustavo Finck, disse ao Grupo Sinos que o partido avalia sim uma aliança com Republicanos, mas descartou a chance de uma aproximação com o PSDB. Ele critica que, apesar da saída da prefeita Fatima Daudt, que migrou para o MDB, os tucanos seguem apoiando o governo. "Temos que deixar de lado as posições pessoais e pensar no objetivo concreto que é fazer uma boa administração e mudar a vida de Novo Hamburgo", disse nesta quinta Delegado Zucco.
Ele adiantou ainda que seu vice será definido a partir de pesquisas que serão feitas pelo partido e por aliados. Quem aparecer melhor posicionado perante o eleitorado será convidado a ser vice na chapa, independente do partido. O plano de Zucco de aglutinar a direita em torno de sua candidatura faz sentido, mas terá que vencer alguns obstáculos. Entre eles, articulações com os vários nomes que aparecem como pré-candidatos em partidos como PL, por exemplo.
Giovani Feltes está dividido e indeciso
Enquanto Zucco confirma sua disposição de concorrer a prefeito de Novo Hamburgo, o emedebista Giovani Feltes mantém seu futuro político em aberto. Tratado como "ficha 1" do MDB hamburguense e aclamado pelo comando estadual do partido como pré-candidato na cidade, ele afirma que seu plano é seguir à frente da Secretaria Estuadual de Agricultura.
"Sendo muito honesto, meu futuro está em aberto. Meu desejo é seguir no governo [do Estado], onde estou aprendendo muito. Mas a decisão será tomada no futuro. Sei das dificuldades que temos de compor chapa em Novo Hamburgo", ponderou. Sobre a possibilidade de concorrer a prefeito de Campo Bom, Feltes disse que "só aceitaria se decidisse me aposentar [da vida pública]", sinalizando que ainda tem planos na política.
A indefinição de Giovani Feltes tem agitado o MDB hamburguense, que já se articula em busca de outros nomes. Entre eles estão Paulo Kopschina, recém-demitido da direção da Comur, e Tânia Terezinha da Silva, ex-prefeita de Dois Irmãos, que é a preferida da prefeita Fatima Daudt (MDB) para disputar a sucessão. O partido está dividido em Novo Hamburgo e fará prévias para escolher seu candidato. A única unanimidade, que dispensaria as prévias, é Feltes. Mas os sinais não são de muita disposição para a disputa.