AOS 97 ANOS
Ex-governador Alceu Collares está em CTI após agravamento de pneumonia
Primeiro e único governador negro eleito do Rio Grande do Sul, Collares também foi prefeito de Porto Alegre, vereador e deputado federal
Última atualização: 22/12/2024 20:54
O ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu Collares (PDT), está internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. O político de 97 anos está no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da instituição desde a última segunda-feira (16), após o agravamento de um quadro de pneumonia.
Collares, que tem histórico de problemas respiratórios, foi diagnosticado com enfisema pulmonar há oito anos. Em novembro, ele já havia enfrentado uma pneumonia, que complicou ainda mais sua condição de saúde. A confirmação da internação foi feita por sua enteada, Celina Carvalho, na noite desta sexta-feira (20).
Na manhã deste domingo (22), o hospital divulgou boletim médico sobre o estado de saúde do ex-governador. No comunicado, os médicos indicam que a condição “ainda inspira cuidados, mas no momento está estável”. A equipe médica segue monitorando sua evolução.
Pioneiro
Collares é uma figura histórica no cenário político gaúcho, sendo o primeiro e único governador negro eleito no Estado (1991 a 1995). Ele também ocupou o cargo de prefeito e vereador de Porto Alegre, além de ter sido deputado federal.
Confira o boletim na íntegra
HOSPITAL MÃE DE DEUS
Boletim Médico
O paciente Alceu de Deus Collares, 97 anos, permanece internado no CTI do Hospital Mãe de Deus neste domingo (22). Às 10h, seu estado de saúde ainda inspira cuidados.
Porto Alegre, 22/12/2024.
Daniel Souto Silveira – Coordenador do Serviço de Cardiologia
Euler Manenti – Diretor Médico