O atual prefeito e candidato à reeleição Jairo Jorge (PSD) não comandará Canoas no ano que vem. Com 47,88% dos votos, representando 69.518 eleitores, Jairo Jorge perdeu as eleições para Airton Souza (PL) neste domingo (27). Após uma disputa acirrada com muitas trocas de acusações e sem debate no segundo turno, o atual prefeito agradeceu aos eleitores e aos membros da campanha.
“Eu sou um democrata. Eu já ganhei e perdi eleições e sempre respeitei. Eu sou prefeito até dia 31 de dezembro e vou trabalhar com muita determinação para a cidade avançar e ter os resultados que nós esperamos”, declara à imprensa.
ELEIÇÃO: Airton Souza perdeu para Jairo Jorge na zona oeste de Canoas, a mais atingida pela enchente
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Jairo destacou que respeita o resultado das eleições. “A democracia é assim. Eu fiz, dei o meu melhor, trabalhei muito, me preparei. Infelizmente nós não tivemos debate, acredito que isso prejudicou e tivemos uma abstenção maior. Mas, o povo soberano, os eleitores decidiram, e nós temos que respeitar essa decisão.”
Após a derrota nas eleições, a atual gestão deve se preparar para colaborar com o governo de transição da chapa vencedora. “Obviamente estarão todas as informações à disposição”, afirma Jairo Jorge.
LEIA MAIS: Prefeito Jairo Jorge, candidato à reeleição, vota em Canoas
Trabalho continua
Os eleitores, membros da campanha e do atual governo se reuniram em uma casa de eventos, na Avenida Victor Barreto, 3692, local do comitê de campanha. Todos aguardavam apreensivos as porcentagens projetadas no telão. A expectativa pela virada nos últimos minutos se transformou em lágrimas com o resultado indesejado.
Ao chegar no comitê de campanha, Jairo Jorge e sua vice, Maria Eunice (PT), foram aplaudidos e abraçados por militantes. Após falar com a imprensa, o candidato à reeleição se dirigiu aos presentes. “Eu quero agradecer de coração o empenho de vocês, porque foi graças a vocês que tivemos essa grande votação. Foi uma eleição disputada e parelha que se deve ao esforço de cada um”, afirma aos apoiadores.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
“Eu sou prefeito e exercerei o meu mandato até dia 31 de dezembro com muita dedicação. Não é pelo resultado que eu deixarei de fazer o que precisa ser feito. Eu irei continuar as obras dos diques, com as políticas que nós temos. E, obviamente, no dia 1º de janeiro, como a democracia manda, irei passar o bastão para quem vai conduzir a cidade no próximo período”, afirma.
Natural de Canoas, Jairo Jorge começou sua carreira em 1985, candidatando-se à prefeitura da cidade pelo (PT). Ocupou o cargo em três oportunidades: 2008, 2012 e 2020. Esta é a primeira vez que ele perde uma reeleição.
Jairo foi filiado ao PT até 2016, quando filiou-se ao PDT. Em 2019, transferiu-se para o PSD, legenda à qual pertence atualmente.
Assista:
Primeiras palavras de Jairo Jorge após não conseguir reeleição à Prefeitura de Canoas
LEIA TAMBÉM