O ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu Collares (PDT), de 97 anos, apresentou um agravamento em seu estado de saúde nas últimas horas. A informação foi confirmada pelos médicos do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (23). Collares está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) em decorrência do agravamento de uma pneumonia.
Conforme o boletim médico divulgado pela instituição, o político está sob sedação leve e acompanhado por familiares.
Collares, que sofre de enfisema pulmonar há cerca de oito anos, enfrenta uma condição crônica que compromete sua capacidade respiratória. Ele deu entrada no hospital há uma semana, no dia 16 de dezembro, após um agravamento de problemas da doença. Até domingo (22), seu quadro clínico era considerado estável, embora com necessidade de cuidados contínuos. No entanto, houve uma piora significativa no estado de saúde entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira.
Alceu Collares tem uma longa trajetória política. Ele foi governador do Rio Grande do Sul entre 1991 e 1995 e, ao longo de sua carreira, também atuou como prefeito e vereador de Porto Alegre, além de ter sido deputado federal.
Veja o boletim na íntegra:
“O estado clínico do paciente Alceu de Deus Collares, 97 anos, se agravou nas últimas horas. Às 10h desta segunda-feira {23), ele permanece internado no CTI do Hospital Mãe de Deus sob cuidados da equipe médica e sendo acompanhado pelos familiares”, assina o coordenador do Serviço de Cardiologia do hospitla, Daniel Souto Silveira.
LEIA TAMBÉM