Desejo antigo das autoridades de segurança pública, o cercamento eletrônico para identificar veículos que circulam pelas cidades começa a se tornar realidade em mais um município da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag).
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A partir de um projeto com recursos de emenda de bancada federal de R$ 450 mil, e cerca de R$ 70 mil de recursos próprios, Morro Reuter iniciou a instalação de 25 câmeras fixas, cinco câmeras PTZ de 360 graus, e quatro câmeras de reconhecimento óptico de caracteres (OCR, na sigla em inglês), sistema que consegue converter imagens em caracteres para identificação das placas dos automóveis.
“Teremos mais segurança para os moradores e os turistas. Com o sistema integrado vamos ampliar as ações preventivas que terá, como efeito, o desestímulo aos mais diversos delitos, uma vez que as câmeras estarão visíveis e será possível a identificação dos responsáveis”, avalia prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro.
De acordo com a DGT Tecnologia em Segurança, empresa responsável pela execução da melhoria e que cadastrou o sistema junto à Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), não há prazo para conclusão da instalação do sistema.
Dos 14 municípios que fazem parte da Amvarg, o sistema já funciona a pleno em nove: Campo Bom, Dois Irmãos, Lindolfo Collor, Novo Hamburgo, Sapiranga e São Leopoldo, Estância Velha, Ivoti e Nova Hartz.
LEIA TAMBÉM