HAMBURGUENSE RAIZ

Entre o tradicional café da manhã nas Bancas e uma volta no calçadão, Finck fala de planos para seu mandato

Prefeito eleito Gustavo Finck teve agenda bem hamburguense nesta segunda-feira pós-eleição

Publicado em: 07/10/2024 21:36
Última atualização: 07/10/2024 21:36

Com uma vitória esmagadora, o prefeito eleito Gustavo Finck (PP) começou a afinar os planos para os quatro anos que terá à frente do Executivo hamburguense a partir de janeiro. Nesta segunda-feira (7), dia seguinte à eleição, o político saiu cedo de casa para cumprir uma promessa de campanha. Não se tratava de nenhuma articulação política ou prestação de contas.


Primeiro compromisso do prefeito eleito de Novo Hamburgo Foto: Arquivo pessoal

ANÁLISE: Como Gustavo Finck pavimentou o caminho até a eleição para prefeito de Novo Hamburgo

O compromisso era bem mais saboroso e com gostinho de história: tomar café nas Bancas da Praça do Imigrante, hábito de muitos moradores que passam por ali a caminho do trabalho. O cardápio passou longe do café expresso com um pão na chapa. O pedido já estava na ponta da língua: o tradicional lanche de pão de milho com schmier, nata e salsichão, a clássica opção gastronômica hamburguense. “Tinha prometido que iria lá após eleito”, revelou Finck.

Ao caminhar pelo Centro da cidade, o eleito era abordado pela população. Entre abraços e pedidos de fotos, chegaram as primeiras demandas. “É tudo muito novo, dormi vereador e acordei prefeito. Mas receber o carinho das pessoas, inclusive as que não votaram em mim, é incrível e pretendo seguir assim, um prefeito acessível e aberto ao diálogo.”

Hamburguense raiz

A relação com a história de Novo Hamburgo começou muito cedo, ainda na infância, em um local bem conhecido. Neto dos fundadores do Luna Bar, inaugurado em 1954 na antiga Rua General Neto, atual Calçadão Osvaldo Cruz, o espaço pertenceu ao patriarca da família, Plínio Finck, avô de Gustavo, e segue na família. Reduto político, o Luna hoje fica a poucos passos do primeiro endereço, na Rua Bento Gonçalves, 2.361, e ostenta desde domingo o título de primeiro palanque do agora prefeito Gustavo. “Já me perguntaram como poderia um vereador se eleger no reduto de um bar. Mas não se trata de um bar. É uma história, uma construção familiar”, explicou.

CONFIRA TAMBÉM: Veja quantos se reelegeram e as novidades na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo

Foi no Luna Bar que o político ensaiou os primeiros passos na carreira parlamentar, alicerçada também na trajetória do pai, o ex-vereador e ex-secretário municipal Carlos Finck. “Cresci ouvindo falar de política dentro de casa e aprendi muito com toda a caminhada do meu pai e durante esses três anos e meio na Câmara de Vereadores. Tudo isso me tornou uma pessoa bem mais forte para aguentar os embates que aconteceram durante a campanha.”


Finck esteve no Luna Bar, que é administrado pela família Foto: Arquivo pessoal

No currículo, Gestão Pública e MBA

Ao chegar à Câmara em 2020, Finck entendeu que era a hora de incrementar o currículo e se qualificar para as novas demandas. Formado em Gestão Pública, o empresário e promotor de eventos concluiu ainda o MBA em Gestão de Cidades Inteligentes, já de olho no Centro Administrativo Leopoldo Petry.

VIU ESSA? Irmãos são eleitos prefeitos e vão governar cidades vizinhas a partir de 2025

Em seu primeiro mandato como parlamentar da Câmara de Vereadores, o político de 44 anos agora conquistou a Prefeitura de Novo Hamburgo com 63.038 votos.

O prefeito eleito atribui o expressivo resultado à força da equipe. “Isso demonstra que o trabalho foi bem feito, que as propostas foram aceitas e que a população queria a mudança e enxergou na nossa chapa a mudança que a cidade precisaria ter. Não só de pessoas na gestão, mas de atitudes.

Reduzir número de CCs e potencializar atendimento

Entre as propostas de Finck estão aproximar o governo municipal da população e tornar mais eficientes os processos. Para isso, pretende trazer o gabinete do prefeito para o Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz, espaço bem conhecido pelo político. “Quero estar presente, não lá no 9º andar”, adiantou, se referindo ao Centro Administrativo Leopoldo Petry.

VÍDEO: Prefeito reeleito com mais de 90% dos votos revela desejo de concorrer ao governo do RS

Outra proposta é o Governo Digital, um canal no WhatsApp para a população encaminhar demandas como recolhimento de entulho ou reparo nas vias. “O cidadão não vai precisar acionar um vereador para ter uma demanda sanada. Já conversei com algumas empresas e é possível, sim, implementar o sistema. Vamos reduzir o número de CCs e potencializar o atendimento à comunidade.”

Acabar com a burocracia

Finck enalteceu a parceria construída com o vice-prefeito eleito Gerson Haas (PL) e deu diretrizes da próxima gestão, dizendo que espera marcá-la pela desburocratização. “Tá no meu DNA a desburocratização, a Secretaria de Governança, Gestão e Desburocratização vai ser uma peça-chave para desburocratizar os processos, que a gente possa atrair novas empresas, promover um ambiente favorável de investimentos para as empresas que já estão aqui e que a gente possa trabalhar com a iniciativa privada para colaborar com o governo municipal”, adiantou. “Gerson terá papel fundamental neste quesito, por ser empreendedor e ter boas relações.

Boa relação com adversário

Finck fala em superar eventuais fissuras causadas durante a campanha eleitoral ao relatar o contato de Fufa Azevedo (PT), adversário nas urnas. “Ele me ligou me parabenizando pela vitória, a gente sempre teve uma boa relação, estudamos juntos. Achei legal da parte dele, são dois opostos da política que sabem dialogar. Mas as pessoas que mais me atacaram na campanha não me procuraram, e eu não pretendo construir nada com elas.”

LEIA TAMBÉM: Mãe do prefeito eleito de Novo Hamburgo provoca adversário que atacou filho durante a campanha

Dias de folga

Na próxima semana, Finck pretende tirar alguns dias de férias e se dedicar à família, à esposa Rita e aos dois filhos, Lira e Henry. “Depois de meses focado na campanha, quero aproveitar minha família. No retorno, vamos alinhavar a transição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas