abc+

NOVO HAMBURGO

Entenda as mudanças nas secretarias proposta pelo governo Finck na reforma administrativa

Número de pastas muda no projeto, assim como os cargos em comissão são revisados

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 03/01/2025 às 17h:46 Última atualização: 03/01/2025 às 17h:47
Publicidade

O início dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Novo Hambugo foi antecipado para a próxima semana, quando ocorrem duas sessões extraordinárias convocadas pelo prefeito Gustavo Finck, para acelerar a discussão do projeto de lei nº 57/2024, que trata da reforma administrativa proposta pelo novo governo municipal.

Na posse, Finck entregou na Câmara o pedido das sessões extraordinárias para votar a reforma administrativa | abc+



Na posse, Finck entregou na Câmara o pedido das sessões extraordinárias para votar a reforma administrativa

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

LEIA TAMBÉM: Governo Finck chama todos os vereadores para reunião e adia primeira sessão legislativa do ano

Além de reestruturar as secretarias, o projeto revisa as quantidades de cargos em comissão, funções gratificadas e adicionais de dedicação plena  –  estes dois últimos destinados aos servidores efetivos. As sessões ocorrem na quarta (8) e quinta-feira (9), a partir das 14 horas. 

VIU ESSA? Empresas abrem 10,3 mil vagas de trabalho entre cargos fixos, temporários e para jovem aprendiz

O projeto já tramita no legislativo desde 11 de dezembro, quando foi protocolado durante a transição pela gestão de Fatima Daudt, atendendo a pedido do governo Finck. 

O que muda no governo?

A proposta da gestão define 11 secretarias. Será uma a menos que no governo anterior. Resumidamente, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação deixa de existir, pois é incorporada em outras duas: o desenvolvimento urbano passa a integrar a pasta de meio ambiente e a habitação é unida ao desenvolvimento social. Outras secretarias passam a contemplar mais áreas específicas e com mais atribuições

Confira as 11 secretarias propostas pela nova gestão:

– Secretaria de Gestão, Governança e Desburocratização (era Secretaria de Administração), que reúne as diretorias de Comunicação; de Gestão de Metas e Avaliação de Desempenho; de Expediente; de Patrimônio; de Desenvolvimento Humano; de Compras e Licitações; de Projetos e Captação de Recursos; de Transformação Digital; e de Procedimentos Disciplinares.

– Secretaria Municipal da Fazenda, que reúne as diretorias de Orçamento; Contabilidade; Gestão Tributária; Tributos Mobiliários; e Tributos Imobiliários.

– Secretaria Municipal de Cultura, que reúne as diretorias Administrativa e de Cultura, e seus departamentos.

– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (era apenas Secretaria de Desenvolvimento Econômico), que reúne também as diretorias de Desenvolvimento Econômico; do Trabalho; a de Empreendedorismo; de Turismo; e de Inovação e Tecnologia.

– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (era apenas Secretaria de Desenvolvimento Social), que reúne as diretorias Administrativa; de Assistência Social; de Políticas Públicas Especiais; e de Habitação. 

– Secretaria Municipal de Educação, que reúne as diretorias Administrativa e Geral de Educação.

– Secretaria Municipal de Esporte (era Secretaria de Esporte e Lazer), que reúne as diretorias Administrativa e de Esportes.

– Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (era apenas Secretaria de Meio Ambiente), que reúne as diretorias de Proteção Ambiental; de Licenciamento Ambiental; do Bem-Estar Animal; de Desenvolvimento Urbano; de Limpeza Urbana; de Mobilidade Urbana e Trânsito; além da Defesa Civil.

– Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (era Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Viários), que reúne as diretorias Administrativa; de Obras Públicas; de Esgotos Pluviais; e de Pavimentação e Serviços Urbanos

– Secretaria Municipal de Saúde, que reúne as diretorias Administrativa e Geral de Saúde e todos seus departamentos.

– Secretaria Municipal de Segurança Pública, que reúne as diretorias Administrativa e da Guarda Municipal.

Ainda compõem a estrutura organizacional:

Gabinete do Prefeito, que integra os gabinetes do Vice-Prefeito; da Primeira-Dama; de Gestão Integrada; e de Desenvolvimento Rural. também são contempladas ainda o Controle Interno, Ouvidoria e Jusnta de Serviço Militar.

Procuradoria Geral do Município, que integr as Subporcuradorias; Departamento de Assessoramento Jurídico; e Procon.

FIQUE POR DENTRO: Saiba quem tem direito AO PIS/PASEP e quando começa o pagamento do abono de até R$ 1,5 mil

Revisão de CCs e gratificações

O projeto de lei também revisa quantitativos de cargos em comissão e gratificações. Ao todo, serão 188 CCs, uma redução em comparação a 2024 (entre janeiro e novembro, o número de cargos variou 212 e 230, conforme informações do Portal da Transparência da Prefeitura). Também ficam estabelecidas 217 funções gratificadas (FGs) e 305 adicionais de dedicação plena (ADPs).

Ainda durante a cerimônia de posse, o prefeito alegou que as revisões devem gerar uma economia de cerca de 20% nos gastos com pessoal. Segundo Finck apontou na ocasião, os cálculos feitos pela equipe apontaria uma economia de até R$ 19 milhões em quatro anos.

Ao justificar o projeto, o gestor diz que a mudança “busca adequar a estrutura organizacional às demandas atuais da sociedade, garantindo um serviço público de qualidade e acessível a todos os cidadãos.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade