A 134ª Zona Eleitoral de Canoas realizou nesta quinta-feira (19) a cerimônia de geração de mídias para as urnas eletrônicas. O ato atende ao calendário fixado pela Justiça Eleitoral para o pleito municipal de 2024. O procedimento consiste em gerar e armazenar, em dispositivos do tipo pen drive, os dados dos sistemas de votação e operacional, a lista dos eleitores por seção eleitoral e a relação de informações e fotos dos candidatos. A ação acontece gradualmente em todas as zonas eleitorais do País.
No processo, foram baixados três tipos de mídia: de carga, de aplicação e de resultado. A mídia de carga corresponde aos dados dos eleitores e candidatos. Já a de aplicação, possui o sistema de operação e a de resultado, contempla a função final, de gravação dos votos depositados nas urnas eletrônicas.
“Fizemos a importação dos dados e sistemas para os pen drives, e a partir da segunda-feira [23] iniciaremos o carregamento dessas informações para as 396 urnas pertencentes à 134ª Zona. Depois da carga ser feita, as urnas são lacradas e reservadas até cerimônia de preparação das urnas”, explica o juiz eleitoral da 134ª Zona Eleitoral, Sandro Antonio da Silva.
Segundo a chefe do cartório da 134ª Zona Eleitoral, Elisângela Duarte Silveira, após a lacração das urnas, elas serão ligadas somente no início de outubro para testes de operação. “Fazemos uma checagem para certificar se todas as urnas estão ligando e funcionando em condições normais”, completa.
O promotor de justiça, Rafael Russomanno Gonçalves, enfatiza a importância dos procedimentos para a lisura do processo eleitoral. “A transparência é certificada por todos os órgãos competentes para que a vontade do povo nas urnas eletrônicas. Acompanhamos cada processo para que tudo ocorre da melhor maneira possível”, diz.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags