abc+

GESTÃO 2025-2028

ELEIÇÕES: "Visitar todos os bairros, ver os problemas e buscar a solução", diz Gilberto Cezar, eleito em Canela

Candidato do PSDB, com 100% das urnas apuradas, obteve 59,07% da votação, com 14 mil votos

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 06/10/2024 às 21h:29 Última atualização: 06/10/2024 às 21h:36
Publicidade

Gilberto Cezar (PSDB) será o prefeito de Canela e assumirá a gestão 2025-2028. Com 100% das urnas apuradas, obteve 59,07% do número de votação, com 14 mil votos, seguido por Marcelo Savi (MDB), com 27,54% e, em terceiro, por Enfermeira Cristina (PP), com 5,98%.

Tolão, à esquerda, e Gilberto Cezar eleitos à Prefeitura de Canela



Tolão, à esquerda, e Gilberto Cezar eleitos à Prefeitura de Canela

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Uma multidão se formou nas proximidades do Parque do Lago, para a festa de comemoração. Por volta das 19 horas, uma carreata ocorreu nas ruas do Centro canelense, em direção ao local onde um palanque foi montado. Milhares de apoiadores, com bandeiras, buzinas, foguetes e vestidos com as cores do partido, festejavam a vitória. “Estou muito feliz, não só pela vitória, mas principalmente pela caminhada que fizemos em Canela”.

O candidato chegou às 19h15 ao palco, muito aplaudido e ovacionado. Ao ABCMais, afirma que considera “um fato histórico”. “Ainda mais tendo cinco candidaturas, não era apenas duas, é uma vitória expressiva, afirmativa, que demonstra que tínhamos o maior plano de governo, a população entendeu isso e nos apoiou. Nós iremos trabalhar muito em janeiro para melhorar a cidade”, relata.

Multidão se reuniu nas proximidades do Parque do Lago, em Canela



Multidão se reuniu nas proximidades do Parque do Lago, em Canela

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

O vice-prefeito Tolão relata que será uma gestão marcada pela “verdade, da liberdade, de quem quer o bem de Canela.”

Já no palco, Gilberto Cezar comenta que deseja uma administração aberta e compartilhada com todas localidades do município. “Durante esse tempo, nós pudemos conversar com todos vocês, visitar todos os bairros, ver todos os problemas que Canela tem, e iremos buscar a solução com cada um para poder melhorar o que a gente precisa, na saúde, educação, no turismo”, coloca.

“A gente fica meio sem voz nesse tempo de eleição, porque a responsabilidade também é muito grande. Mas podem ter certeza, que iremos cumprir integralmente tudo aquilo que prometemos na eleição”, relata.

“A partir de amanhã já vamos começar a elaborar o planejamento, a partir de janeiro vamos fazer outro ritmo do governo de Canela, um governo sem perseguições, honesto e que não vai admitir corrupção. Canela precisa de desenvolvimento, temos uma cidade com um potencial gigante, temos que aproveitar o nosso povo, com pessoas boas, simples, que querem que o município melhore”, complementa.



Sobre a formação do seu secretariado, justifica que será preciso ser ficha limpa e ter conhecimento técnico. “Nosso secretariado vai ir até o bairro, não vai ficar apenas no gabinete”, justifica.

Gilberto ainda citou a campanha e o enfrentamento de fake news. “Quem mente está escondido, a verdade está aqui e vai ser processado. Tolão e eu somos pessoas do bem”, coloca.

A comemoração contou com a participação dos vereadores eleitos pelo partido do PSDB, Felipe Caputo, Lucas Dias e Carmen Seibt.

Propostas

O plano da futura administração de Gilberto Cezar e Tolão é que a gestão seja marcada pela participação popular. Realização de audiências públicas, fóruns comunitários e consultas on-line estão entre medidas.

No setor econômica, buscará recursos estaduais e federais, além de parcerias com a iniciativa público privada. Fortalecer o empreendedorismo, incentivar o turismo e a agricultura, além da atração de novos investimentos estão nas propostas.

“A equidade será um norte na implementação de políticas públicas, visando a redução das desigualdades sociais e o acesso igualitário à educação, saúde, emprego e moradia”, comentam.

Na área da educação, pretendem reorganizar o turno integral, valorizar professores e ampliar vagas nas escolas infantis. Na saúde, a luta deve ser por uma UPA 24 horas, com reforço na atenção básica. A segurança será outro segmento trabalhado, com incentivos à vinda de policiais e implantação de novas tecnologias.

Quem são Gilberto e Tolão

Gilberto Cezar é advogado graduado pela Universidade de Caxias do Sul. Na administração pública, trabalhou na coordenação do programa A Nota é Minha. Em 2012, foi o vereador mais votado de Canela. Presidiu a Câmara de Vereadores no período 2015-2016. Na eleição de 2016, se elegeu vice-prefeito do município, sendo reeleito quatro anos depois. Em 2018, ficou na suplência de deputado estadual. Renunciou em 2023 ao cargo de vice e, em seguida, assumiu como subchefe da casa civil do Estado do Rio Grande do Sul entre 2023 e 2024.

Gilberto Tegner, mais conhecido como Tolão, tem 59 anos. É formado em Administração e Gestão Imobiliária e possui pós-graduação em Educação. Atualmente, Tolão cursa Direito, com pretensão de conclusão em 2025.

Ele já teve passagens anteriores pela administração municipal de Canela, em três diferentes gestões, como secretário da Saúde, Planejamento e Educação. Tolão atuou, de forma voluntária, como diretor financeiro do Hospital de Caridade de Canela, entre os anos de 2010 e 2012. Nas eleições de 2020, foi candidato a prefeito pelo PDT.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade