PRIORITÁRIOS
ELEIÇÕES: Veja quem tem direito a prioridade na fila de votação neste domingo
Neste domingo (6), 156 milhões de brasileiros vão às urnas escolher prefeitos e vereadores
Última atualização: 06/10/2024 07:48
No momento do voto, como em qualquer outra situação em que se formam filas, é preciso obedecer à legislação no que se refere às prioridades. Não será diferente neste domingo (6), quando 156 milhões de brasileiros aptos a votar vão às urnas escolher prefeitos e vereadores. Algumas pessoas têm o direito de votar antes de outras por motivo de idade, saúde, trabalho, dificuldade de locomoção, entre outros.
Confira: ELEIÇÕES: Transporte público de todo o Estado terá passe livre neste domingo
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a preferência é a possibilidade de votar sem ter que passar pela fila comum ou entrar em uma fila separada. Pessoas com mais de 80 anos têm preferência nos dois casos, independentemente do momento de chegada à seção eleitoral.
Leia mais: Neste domingo (6), 156 milhões de brasileiros vão às urnas escolher prefeitos e vereadores
O benefício também se estende ao acompanhante ou ao atendente pessoal, ainda que essa pessoa não vote na mesma seção eleitoral do titular da prioridade mencionada.
Veja lista de prioridades:
-pessoas idosas com mais de 80 anos;
-candidatas e candidatos;
-juízas e juízes eleitorais e auxiliares, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, promotoras e promotores eleitorais e policiais militares em serviço;
-pessoas idosas com 60 anos ou mais;
-gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo;
-pessoas enfermas;
-pessoas obesas pessoas com deficiência e acompanhantes.
Doadores de sangue
Depois das preferências citadas, será a vez das pessoas doadoras de sangue, que deverão apresentar o comprovante de doação, com validade de 120 dias.
Veja também: Prazo baixar o app e-Título termina neste sábado; vejo como fazer o download
Fique atento
A ordem de chegada à fila de votação é o critério considerado entre as pessoas que têm preferência, com exceção de eleitores com mais de 80 anos, que têm prioridade sobre os demais, independentemente do momento de chegada à seção eleitoral.