Neste ano, os 179 mil eleitores de Novo Hamburgo irão às urnas no dia 6 de outubro escolher o novo prefeito ou prefeita, vice e vereadores para cumprirem mandato pelos próximos quatro anos. Mas você sabe quais são os planos de cada candidato, caso eleito?
Para ajudar o eleitor a entender as propostas dos cinco postulantes, elencamos pontos dos planos de governo e questionamos os candidatos sobre os temas como educação, transporte coletivo, segurança, saúde, oncologia e emprego e renda.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Debate
A Central Grupo Sinos de Eleições também realiza, na noite de quinta-feira (3), o último debate entre os concorrentes antes da votação. Será oportunidade para conhecer mais sobre as propostas e posicionamentos de cada um sobre aspectos relevantes para a cidade. O debate acontece a partir das 20 horas, no estúdio multimídia da Rádio ABC 103.3 FM, com transmissão também em vídeo na capa de abcmais.com e no canal do Jornal NH no YouTube.
ELEIÇÕES: Veja as propostas dos candidatos de Novo Hamburgo para o transporte coletivo
Confira as propostas dos prefeituráveis:
Fufa Azevedo (PT)
Educação
Atingir a universalização da cobertura para a pré-escola e expansão da cobertura para 50% em atendimento na creche em turno integral. Promover políticas de apoio, como o fornecimento de merenda escolar completa e de qualidade, distribuição de material escolar e de uniformes e ampliar as escolas com turno integral. Analisar possíveis mudanças no plano de carreira.
Transporte coletivo
Fiscalizar a empresa que ganhou a licitação, assegurando que normas e padrões de qualidade sejam cumpridos. Aplicar multas quando necessário. Implementar Tarifa Zero aos sábados inclusive para incentivar o comércio local.
Saúde
Investir no fortalecimento das UBSs. Finalizar as obras do Anexo 2 do Hospital Municipal. Criar uma UBS e uma USF no bairro Ideal e instalar atendimento por telemedicina. Retomada do uso do aplicativo para marcação das consultas. Criação uma rede integrada para saúde mental.
Oncologia
Trazer o tratamento de câncer de volta com a criação de força-tarefa técnica para negociações estratégicas com o governo estadual e, se necessário, buscar recursos no governo federal.
Emprego e renda
Descentralizar o desenvolvimento econômico, estimulando núcleos de pequenas e médias empresas nos bairros. Fomento a Parcerias Público-Empresariais para a constituição de Condomínios Industriais. Nova política para as compras públicas municipais priorizando a participação das micro e pequenas empresas locais.
Gustavo Finck (PP)
Educação
Oferecer ensino de qualidade com novo modelo que introduza a cultura, educação esportiva, artística e ambiental, visando a formação integral do indivíduo. Priorizar a educação infantil e a pré-escola, garantindo vagas para todas as crianças nas creches. Ampliação do horário de atendimento. Fortalecer o ensino integral.
Transporte coletivo
Qualificar o transporte na cidade. A empresa responsável pelos ônibus vai ter que melhorar o serviço e cumprir os horários determinados. Ter um serviço de qualidade e, aos poucos, lutar para baixar o preço da passagem.
Saúde
Construir uma nova UPA 24 Horas no bairro Santo Afonso. Criar um Centro de Diagnóstico na UPA Canudos. Estender o horário das UBSs nos bairros Kephas e Boa Saúde até as 22 horas. As demais terão reforço no atendimento, com novos médicos e dentistas. Utilizar ferramentas como telemedicina, o agendamento eletrônico de consultas e receita digital. Implantar casa de acolhimento a idosos em vulnerabilidade.
Oncologia
Implantar Cento de Referência Oncológica, em prédio próprio, para retorno do tratamento e atendimento em Novo Hamburgo. Trabalhar em conjunto com as entidades que prestam serviço humanitário para as famílias. Ser referência para a região num prédio com apoio da iniciativa privada.
Emprego e renda
Criar dois distritos industriais. Simplificar processos para instalação de empresas, permitindo a abertura de novos empreendimentos em até 7 horas.
LEIA TAMBÉM
Raizer Ferreira (PSDB)
Educação
Ampliar a oferta de vagas de tempo integral nas Emeis. Valorizar e capacitar professores com formação contínua e políticas de reconhecimento. Capacitar professores na identificação precoce de comportamentos que podem configurar algum transtorno para que possam receber apoio multidisciplinar. Distribuir uniformes.
Transporte coletivo
Reestruturar o transporte público para garantir eficiência e pontualidade. Linhas extintas voltem a operar. Propostas como tarifa zero são inviáveis no atual cenário financeiro, mas haverá busca para otimizar o sistema dentro das possibilidades orçamentárias.
Saúde
Instituir telemedicina. Aprimorar o sistema de marcação de exames e consultas. Combater a falta de médicos nas UBSs. Realizar mutirões de exames de alta complexidade e cirurgias eletivas. Expandir a atenção básica da cidade e as equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. Municipalizar o atendimento hospitalar pediátrico com leitos de UTI pediátrica.
Oncologia
Concluir a obra do Anexo 2 do Hospital Municipal, com a destinação de andar exclusivo para oncologia. Trabalhar com o estado e governo federal para restabelecer referência em Novo Hamburgo.
Emprego e renda
Criar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. Criar políticas específicas para atrair e incentivar empresas de tecnologia e inovação. Mapear prédios e realizar um estudo para incluir esses locais no plano de incentivo e captação de empresas.
Educação
Aumentar as vagas de turno integral. Investir em infraestrutura escolar e qualificação dos professores. Implementar e ampliar laboratórios de informática, bibliotecas nos bairros. Introduzir programas de educação bilíngue.
Transporte coletivo
Passar um pente-fino no contrato de concessão, confrontá-lo com as exigências do edital e colocar na mesa as falhas e resolvê-las, inclusive a qualidade da frota de veículos, que deve ser melhor. Iniciar a implantação da tarifa única, que permite pegar mais de um ônibus com a mesma passagem.
Saúde
Expansão e reforma das unidades de saúde, incluindo o aperfeiçoamento contínuo do Centro Especializado de Reabilitação e a finalização das obras de ampliação do Hospital Municipal. Implementar modelo de gestão baseado em metas e controle de resultados. Implementar telemedicina.
Oncologia
Junto ao governo do Estado e Ministério da Saúde fazer tratativas para o retorno do tratamento oncológico pelo SUS a cidade. Procurar os prefeitos de cidades da região que também tiveram o atendimento transferido. O Anexo 2 do é o local indicado, mas até lá buscar locais e parceiros para trazer o serviço antes.
Emprego e renda
Criar programas para participação de empresas em feiras e eventos de diversos setores. Fazer parcerias com instituições para qualificação profissional e incentivo à mão de obra local. Criar de apoio a startups e pequenas empresas. Organizar feiras de emprego.
Tarcísio Zimmermann (PDT)
Educação
Realizar edital de contrato emergencial para suprir as vagas. Mobilizar recursos para a reforma, ampliação e adequação de prédios nas escolas já existentes. Implantar 20 novas escolas de educação integral dentro do plano federal. Ampliar as vagas integrais (creche).
Transporte coletivo
Implantar uma tabela de roteiros e horários adequada e fiscalizar com rigor a empresa atual. Retomar estudos para implantação de um novo sistema de transporte coletivo, mais racional e viável, não estando afastada a possibilidade de uma nova licitação.
Saúde
Eliminar filas nas unidades de saúde, reformulando protocolos de atuação na ESF, tanto na atuação dos agentes de saúde quanto no acolhimento e atendimento nas unidades. Implementar mais grupos de combate ao tabagismo. Retomar conselhos locais de saúde. Incorporar terapias complementares.
Oncologia
Criar um grupo de trabalho, liderado pelo prefeito, para negociar com os municípios vizinhos, Taquara, governos do Estado e federal o retorno da oncologia. A prestação do serviço poderá ser realizada por parceiros ou pelo próprio município. A decisão será baseada na qualidade e custo.
Emprego e renda
Desenvolver política ativa de apoio às micro e pequenas empresas, com alavancagem de planos de microcrédito e acesso ao mercado. Estímulo aos jovens empreendedores, sobretudo àqueles focados em produtos de alta tecnologia. Construir pacto com estratégia para desenvolvimento.
- Categorias
- Tags