POLÍTICA
ELEIÇÕES: "Vamos reorganizar a cidade e fazê-la crescer", afirma Jairo Jorge
Candidato do PSD à Prefeitura de Canoas é o quarto da série de entrevistas sobre propostas e projetos para o município; confira
Última atualização: 24/09/2024 12:13
A série de entrevistas realizada pelo Diário de Canoas com os seis candidatos à Prefeitura chega à quarta publicação nesta terça-feira (24). O intuito é informar aos leitores da cidade sobre as propostas e planos acerca dos mais diversos temas que regem a administração municipal.
Utilizando a ordem alfabética da urna eletrônica como critério, o quarto participante é Jairo Jorge (PSD), candidato à reeleição. Na semana passada, os entrevistados foram Airton Souza (PL), na terça-feira (17), Beth Colombo (Republicanos), na quarta (18), e Campiol (Novo), na quinta (19). A divulgação das entrevistas com Marcio Freitas (PRD) e Rodrigo Cebola (Psol) ocorrerá amanhã (24) e quinta-feira (26), respectivamente.
Natural de Canoas, Jairo Jorge, 61 anos, concorre à reeleição. Formado em Jornalismo, foi eleito prefeito de Canoas três vezes, nos pleitos dos anos de 2008, 2012 e 2020.
Entre 2004 e 2006, foi pró-reitor de Extensão da Ulbra, secretário de Educação de Sapucaia do Sul e vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitos.
Jairo foi filiado ao PT até 2016, quando deixou o partido para filiar-se ao PDT. Nas eleições de 2018, concorreu a governador do Estado, mas não se elegeu. Em 2019, deixou o PDT para filiar-se ao PSD, legenda à qual pertence atualmente.
Na corrida eleitoral de 2024, o plano de governo proposto pela chapa Jairo Jorge e Maria Eunice (PT) possui dez temas centrais, com 55 itens, entre eles: proteção à cidade, reconstrução municipal e saúde. O material completo está disponível no site divulgacandcontas.tse.jus.br.
Canoas foi mais de 50% atingida pela enchente de maio. Quais as medidas mais urgentes e o seu plano para recuperação da cidade?
Jairo Jorge: Vamos reorganizar a cidade, atrair novos investimentos, empresas e empregos e fazer a cidade crescer. Nosso plano de governo traz 55 propostas e, de imediato, para a segurança da população. Continuaremos as melhorias nos diques da Rio Branco e Mathias Velho, além das obras do dique do Mato Grande e o projeto para o do São Luís, formando um cinturão de proteção contra enchentes. Vamos modernizar e construir novas casas de bombas e implantar um sistema de alarmes.
O que pretende fazer para qualificar o atendimento de saúde do município, incluindo hospitais, unidades de saúde e filas de espera para cirurgias e consultas especializadas?
Jairo Jorge: Para acabar com as filas nas unidades e agilizar a marcação de consultas, exames e procedimentos, iremos retomar o programa Canoas Mais Saúde, com atendimento via WhatsApp e implantar o Fila Zero com mutirões de exames, procedimentos e cirurgias. Retomaremos o Médico On-line para a realização de consultas com especialistas via Telemedicina em todas as unidades de saúde e o Saúde em Casa, que realiza a entrega de medicamentos e fraldas geriátricas para idosos e acamados.
Os usuários do transporte coletivo de Canoas sofrem com uma frota sucateada, longa espera nas paradas e ausência de rotas nos bairros. Muito se fala sobre a implantação de outras empresas na concessão. O que é possível fazer para melhorar o sistema?
Jairo Jorge: Vamos concluir a licitação do transporte público coletivo com duas novas empresas, sendo uma para atender o lado leste e, a outra, o lado oeste da cidade. Também faremos a licitação para uma terceira empresa responsável pelo transporte público seletivo e implantaremos o novo sistema de bilhetagem eletrônica. Vamos realizar melhorias, ampliar as paradas de ônibus e a sinalização viária. Lançaremos o Canoas Bus para que os usuários possam acompanhar de forma on-line todas as rotas e linhas.
A cada dia são vistas mais pessoas em situação de extrema pobreza em Canoas. São mais de 400 pessoas em situação de rua. Quais suas principais ações para a área de desenvolvimento social?
Jairo Jorge: Vamos viabilizar a construção de 5 mil residências para os atingidos pelas cheias e moradores de áreas de risco e lançar o programa Escritura para Todos, com regularização fundiária em toda a cidade. Faremos a ampliação do Auxílio Canoense Reconstrução, para beneficiar 20 mil pessoas em 4 anos e fortalecer o Cesta Básica Canoense. Também criaremos o Sine Municipal, com a ampliação dos Feirões de Emprego e do Banco de Oportunidades.
Quais medidas considera essenciais e quais ações pretende realizar para manter a saúde financeira da cidade?
Jairo Jorge: Faremos uma reestruturação das finanças municipais para zerar o déficit em 4 anos e preparar a cidade para as mudanças que ocorrerão com a implantação da Reforma Tributária, que poderá trazer uma perda de até 30% da arrecadação em 2028. Por isso, nosso objetivo é implantar três Centros Administrativos para reorganizar a Prefeitura e colocar fim nos aluguéis. Para impulsionar a economia, vamos contemplar 10 mil empresas em 4 anos com a continuação do Programa Canoas Juro Zero e a ampliação do Empreendedor Canoense. Vamos atrair novas empresas para expandir o Parque Canoas Inovação e o Distrito Jorge Lanner.