abc+

POLÍTICA

ELEIÇÕES: "Vamos realizar uma auditoria emergencial para entendermos a situação atual da cidade", afirma Marcio Freitas

Candidato do PRD à Prefeitura de Canoas é o quinto da série de entrevistas sobre propostas e projetos para o município; confira

Taís Forgearini
Publicado em: 25/09/2024 às 10h:58 Última atualização: 25/09/2024 às 10h:58
Publicidade

O Diário de Canoas segue nesta quarta-feira (25) a série de entrevistas com os seis candidatos à Prefeitura de Canoas. O intuito é informar aos leitores da cidade sobre as propostas e planos acerca dos mais diversos temas que regem a administração municipal.

Marcio Freitas (PRD)



Marcio Freitas (PRD)

Foto: Paulo Pires/GES

Utilizando a ordem alfabética da urna eletrônica como critério, o quinto entrevistado é o prefeiturável Marcio Freitas (PRD). Anteriormente, os entrevistados foram Airton Souza (PL), na terça-feira (17), Beth Colombo (Republicanos), na quarta (18), Campiol (Novo), na quinta (19), e Jairo Jorge (PSD), na terça-feira (24). A entrevista com Rodrigo Cebola (Psol) encerra a série de entrevistas amanhã (26).

Natural de Canoas, Marcio Freitas, 52 anos, é formado em Gestão Pública. Filiado ao PDT, foi vereador por dois mandatos em Canoas, nos pleitos de 2016 e 2020, sendo o vereador mais votado na última eleição municipal. Antes do PDT foi filiado ao PT e ao PRTB.

Em 2018, Marcio concorreu ao cargo de deputado federal, mas não se elegeu. Após deixar o PDT para se filiar ao partido Avante, nas eleições gerais, em 2022, concorreu a deputado estadual pela sigla, mas não se elegeu. Durante a última janela partidária, ele deixou o Avante e filiou-se ao PRD, legenda à qual está ligado atualmente.

Na corrida eleitoral de 2024, o plano de governo proposto pela chapa Marcio Freitas e Altair Stello (PRD) possui cinco eixos centrais, com 40 itens, entre eles: governar com o povo e para o povo, gerar empregos e mais oportunidades e cuidar das pessoas e da cidade. O material completo está disponível no site divulgacandcontas.tse.jus.br.

Canoas foi mais de 50% atingida pela enchente de maio. Quais as medidas mais urgentes e o seu plano para recuperação da cidade?

Marcio Freitas: Para enfrentar essa crise e iniciar o processo de recuperação, propomos um conjunto de medidas urgentes e um plano detalhado para restaurar e revitalizar a cidade, são eles: construir um plano integrado a fim de preparar a cidade para mudanças climáticas; construir novos diques e casas de bombas; ampliar e estruturar os diques já existentes; modernizar as casas de bombas com equipamentos mais seguros e automatizados; fortalecer a Defesa Civil com a ampliação de equipes e equipamentos e, o principal, elaborar um plano de contingência e alerta para casos de risco.

O que pretende fazer para qualificar o atendimento de saúde do município, incluindo hospitais, unidades de saúde e filas de espera para cirurgias e consultas especializadas?

Marcio Freitas: Faremos um mutirão de cirurgias, exames e consultas para reduzirmos as filas de espera. Vamos realizar melhorias nas estruturas físicas das Unidades de Saúde e do Zap da Saúde. Mas radicalizar principalmente a atuação de ferramentas de combate à corrupção na área, considerando que os recentes escândalos políticos de nossa cidade estão relacionados à gestão dos recursos públicos na área da saúde.

Os usuários do transporte coletivo de Canoas sofrem com uma frota sucateada, longa espera nas paradas e ausência de rotas nos bairros. Muito se fala sobre a implantação de outras empresas na concessão. O que é possível fazer para melhorar o sistema?

Marcio Freitas: Muito se fala sobre a possibilidade de implantar novas empresas na concessão do transporte, mas acreditamos que a solução vai além. É necessário um planejamento estratégico, que comece pela renovação da frota, garantindo que os veículos sejam seguros, acessíveis e adequados às necessidades da população. A revisão das rotas também é fundamental, priorizando a conexão entre os bairros e as áreas centrais e comerciais da cidade. Além disso, podemos reduzir o tempo de espera nas paradas por meio de uma gestão mais eficiente e da fiscalização rigorosa das empresas que já operam o sistema, criando mecanismos que incentivem o cumprimento dos horários e atendam com qualidade.

A cada dia são vistas mais pessoas em situação de extrema pobreza em Canoas. São mais de 400 pessoas em situação de rua. Quais suas principais ações para a área de desenvolvimento social?

Marcio Freitas: Para enfrentar essas questões, é essencial implementar uma série de ações focadas em diferentes aspectos do desenvolvimento social. O desenvolvimento de programas que visem à reintegração social e econômica, incluindo a oferta de capacitação profissional e suporte para a obtenção de documentos pessoais. Qualificaremos o atendimento psicossocial com o apoio psicológico e social para enfrentar traumas e problemas relacionados à situação de rua. Também faremos muitas outras ações contínuas com Organizações não Governamentais (ONGs) e projetos parceiros.

Quais medidas considera essenciais e quais ações pretende realizar para manter a saúde financeira da cidade?

Marcio Freitas: Na primeira semana de gestão, realizarei uma auditoria emergencial para entendermos a situação atual da nossa cidade. Após isso, farei um plano de ação para manutenção do custeio das estruturas e dos programas permanentes. Vamos organizar os investimentos que forem possíveis pela ordem do que for mais urgente.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade