POLÍTICA

ELEIÇÕES: "Vamos primeiro arrumar a casa e qualificar a governança", afirma Airton Souza

Candidato do PL à Prefeitura de Canoas abre série de entrevistas sobre propostas e projetos para a cidade; confira

Publicado em: 17/09/2024 12:13
Última atualização: 17/09/2024 12:41

O Diário de Canoas inicia, nesta terça-feira (17), uma série de entrevistas com os seis candidatos a prefeito (a) de Canoas. O intuito é informar aos leitores sobre as propostas acerca dos mais diversos temas que regem a administração municipal.

Airton Souza (PL) Foto: Divulgação

O primeiro entrevistado é o prefeiturável Airton Souza (PL). A divulgação das entrevistas foi definida pelo critério de ordem alfabética da urna eletrônica. As publicações de Beth Colombo (Republicanos), Campiol (Novo), Jairo Jorge (PSD), Marcio Freitas (PRD) e Rodrigo Cebola (Psol) ocorrerem nos dias 18, 19, 24, 25 e 26, respectivamente.

Natural de Tenente Portela, Airton Souza, 57 anos, está na política canoense desde 2000, quando se candidatou pela primeira vez a vereador. Na época, Airton não atingiu o coeficiente necessário para assumir o cargo. Nas eleições municipais de 2004, 2008 e 2012, foi eleito vereador.

Em 2016, ajudou na coordenação da campanha de Luiz Carlos Busato à prefeitura de Canoas. Em 2017, no governo Busato, Airton assumiu a Secretaria Municipal das Relações Institucionais (SMRI), mas deixou o cargo em 2018 para concorrer a deputado estadual, porém, não se elegeu. Nas eleições municipais de 2020, se elegeu novamente ao cargo de vereador de Canoas.

Na corrida eleitoral de 2024, o plano de governo proposto pela chapa Airton Souza e Rodrigo Busato (União Brasil) possui 22 temas centrais, com 160 itens, entre eles: reconstrução de Canoas, combate à corrupção, desenvolvimento econômico e urbano. O material completo está disponível no site divulgacandcontas.tse.jus.br.

Canoas foi mais de 50% atingida pela enchente de maio. Quais as medidas mais urgentes e o seu plano para recuperação da cidade?

Airton Souza: Vamos aumentar a altura dos diques existentes e criar novos diques nos bairros Mato Grande e São Luís. Além disso, vamos modernizar as casas de bombas, manter geradores nas casas de bombas para garantir o funcionamento mesmo quando faltar energia e fazer a limpeza constante de bocas de lobo, valas e canalizações. Também vamos auxiliar as famílias que tiveram suas casas destruídas ou em áreas de risco com a construção de no mínimo 6 mil moradias, vamos reequipar as Unidades de Saúde (USs), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e as escolas e os demais espaços públicos.

O que pretende fazer para qualificar o atendimento de saúde do município, incluindo hospitais, unidades de saúde e filas de espera para cirurgias e consultas especializadas?

Airton Souza: Hoje temos uma fila de espera de mais de 70 mil pessoas que aguardam para realizar consultas com especialistas ou exames e mais de 20 mil pessoas que aguardam por cirurgias. Só em mamografia existe um represamento de 4 mil exames na fila. Vamos implantar o terceiro turno tanto nos postos de saúde quanto nos hospitais para reduzir essa demanda represada.

Os usuários do transporte coletivo de Canoas sofrem com uma frota sucateada, longa espera nas paradas e ausência de rotas nos bairros. Muito se fala sobre a implantação de outras empresas na concessão. O que é possível fazer para melhorar o sistema?

Airton Souza: Nós entendemos que o transporte público é essencial para a mobilidade dos canoenses e estamos comprometidos com a melhoria desse serviço. Vamos atualizar o Plano de Mobilidade Urbana do Município que nos dará embasamento técnico para todas as melhorias. Nossa proposta inclui a licitação prevendo modernização da frota de ônibus, garantindo que todos os veículos sejam equipados com ar-condicionado para maior conforto dos passageiros. Vamos também revisar as rotas e horários, para que o transporte atenda melhor às necessidades da população, especialmente em áreas de difícil acesso.

A cada dia são vistas mais pessoas em situação de extrema pobreza em Canoas. São mais de 400 pessoas em situação de rua. Quais suas principais ações para a área de desenvolvimento social?

Airton Souza: Nossa proposta para a área social inclui fortalecer e ampliar o serviço do Restaurante Popular, garantindo alimentação digna e acessível para quem mais precisa. Além disso, vamos ampliar o atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), oferecendo mais suporte social para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Quais medidas considera essenciais e quais ações pretende realizar para manter a saúde financeira da cidade?

Airton Souza: Nosso compromisso com as finanças públicas de Canoas é garantir uma gestão eficiente e transparente. Canoas sofreu os efeitos da instabilidade administrativa da mudança brusca de comando por questões com a Justiça, causando interrupção de processos, atraso em investimentos e insegurança jurídica. É necessário primeiro arrumar a casa e qualificar a governança, reordenando despesas, estabelecendo critério de gastos e prioridades, enxugando a máquina pública e modificando o perfil da dívida, para que sobrem mais recursos para as necessidades mais urgentes da comunidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasCanoasPolítica
Matérias Relacionadas