ARTICULAÇÕES
ELEIÇÕES: União Brasil e MDB intensificam diálogo de olho na corrida eleitoral de Novo Hamburgo
Partido da prefeitura, Fatima Daudt (MDB), e do vice, Márcio Lüders (União Brasil), articulam cenários para Capital Nacional do Calçado; coalizão não está descartada
Última atualização: 18/07/2024 12:33
A dois dias da abertura do período das convenções partidárias, aceleram as articulações para definir nomes e alianças para a disputa pela Prefeitura de Novo Hamburgo. A partir do próximo sábado (20), serão lançados oficialmente os candidatos que estarão no pleito em outubro.
Uma das articulações que se intensificou nas últimas semanas foi entre o União Brasil (UB) e o MDB, duas legendas que estão na atual gestão do Centro Administrativo Leopoldo Petry. Os emedebistas, representados pela prefeita Fatima Daudt, e o União, pelo vice-prefeito de Novo Hamburgo e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.
Tratativas em andamento
Ainda não há uma definição sobre qual caminho será adotado pelas siglas, mas o MDB defende a pré-candidatura da ex-prefeita de Dois Irmãos Tânia Terezinha da Silva para a sucessão de Fatima.
Por outro lado, o União Brasil contava com pré-candidato à majoritária até o último mês, quando Lüders, presidente do diretório local da sigla, desistiu de concorrer como cabeça de chapa.
A movimentação reflete a aproximação da atual gestão. O apoio à Tânia é justificado como forma de manter o núcleo de poder no Município, com o União indicando o vice para compor a chapa.
Fontes ligadas ao União garantem que a coalizão com o MDB é “vista com bons olhos”. “Estamos em tratativas avançadas, inclusive trabalhamos com dois nomes que se colocaram à disposição do partido para concorrer como vice”, adiantou Lüders.
O diálogo com o União, de fato, não é descartado pelo presidente do MDB na cidade, Luis Vanderlei Barte. “O União Brasil está compondo conosco e nos deixa muito felizes. Quanto a vice na chapa majoritária, não há afirmação até o momento, pois estamos buscando um pré-candidato que possa oferecer o melhor para a cidade”, comenta Barte.
Disputa interna
O União Brasil têm dois nomes na lista de cotados para representar o partido na disputa de outubro pelo Centro Administrativo: Felipe Müller e João Cariolato, ambos foram pré-candidatos a prefeito em 2020.
Cariolato pelo PSC e Müller pelo PTC. Na época, Cariolato desistiu de concorrer ao pleito para apoiar a prefeita Fatima Daudt, que disputava a reeleição.