NOVATOS
ELEIÇÕES: Todos candidatos a vice-prefeito de Novo Hamburgo são estreantes em eleição; conheça os concorrentes
Apesar de alguns já terem experiência em gestão e política, eles vão para a disputa eleitoral pela primeira vez
Última atualização: 05/09/2024 06:37
Se os cinco candidatos a prefeito de Novo Hamburgo já são experientes em participar de disputas eleitorais, o mesmo não se pode dizer dos vices das chapas. Todos os nomes anunciados como candidatos a vice-prefeito estreiam na disputa eleitoral.
Eles concorrem pela primeira vez a um mandato nas urnas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que recebeu para o cargo registros de um administrador aposentado, um empresário, uma acadêmica de serviço social, um publicitário e uma gestora hospitalar.
No entanto, apesar de nunca terem sido eleitos para cargos eletivos, dois dos vices já têm experiência em gestão e na política por já terem feito parte de administrações municipais.
FIQUE POR DENTRO: Assista ao primeiro debate dos candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo
Estreantes, mas experientes
Candidata a vice-prefeita na chapa de Fufa Azevedo (PT), a estudante de serviço social Danusa Alhandra Silva (PCdoB), pela primeira vez, ela leva seu nome para as urnas eleitorais, mas já tem experiência no campo político. Entre 2017 e 2021, foi Chefe de Gabinete, Diretora de Prevenção e Enfrentamento à Violência e Secretária de Políticas para Mulheres em São Leopoldo. Em Novo Hamburgo, atuou nas secretarias de Meio Ambiente e Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Social (2009-2016). De 2023 até junho deste ano, quando se afastou para concorrer ao pleito, a candidata atuou como assessora parlamentar da deputada federal Daiana Santos (PCdoB).
Outro nome estreante na disputa e que já participou de administrações municipais é o de Juliano Passini, do Podemos, vice na chapa de Tânia da Silva (MDB). Ele foi secretário de Assistência Social no governo de Fatima Daudt (MDB) por menos de seis meses, chefe de gabinete de Naasom Luciano (PSDB), então secretário de Saúde do município (2018-2022). Passinis chegou a assumir o cargo de Naasom interinamente. Desde 2021, atuava como diretor administrativo da Secretaria de Saúde até a exoneração, no início de julho.
Tudo é novidade
Por outro lado, três nomes nunca fizeram parte de governos nem participaram de uma disputa eleitoral.
O empresário Gerson Haas (PL), vice na chapa de Gustavo Finck (PP), é um dos estreantes na eleição, assim Luciana da Saúde (Cidadania) que compõe chapa encabeçada por Raizer Ferreira (PSDB), e o administrador aposentado Ademir Zang (União Brasil), na chapa com Tarcísio Zimmermann (do PDT).
ELEIÇÕES: Saiba quem são os 152 candidatos a vereador de Novo Hamburgo
Quem são os candidatos a vice-prefeito:
Ademir Zang (União Brasil)
O administrador aposentado Ademir Zang (União Brasil) vai concorrer pela primeira vez a um cargo político, aos 72 anos. Natural de Carazinho, Zang possui longa trajetória como gerente de agências bancárias, e é pai de quatro filhos. Questionado sobre a disputa eleitoral o candidato a vice na chapa de Tarcísio Zimmermann (PDT) apontou o atual cenário instável da política como fator determinante. “O que me levou a esse desafio foi o descrédito na política. Acredito que com a minha experiência e comprometimento, posso e devo colaborar com o Tarcísio na reconstrução de Novo Hamburgo.”
Danusa (PCdoB)
Com 40 anos, é acadêmica de serviço social, mãe de cinco filhos. “Coloco-me na política porque acredito que é através dela que mudamos a vida das pessoas e construímos políticas efetivas para o povo. Agora, mais do que nunca, acredito ser necessário que novas pessoas, com novas ideias, estejam à frente tanto do Legislativo quanto do Executivo, para podermos fazer Novo Hamburgo prosperar e ser uma cidade melhor para se viver”, argumentou Danusa sobre a estreia nas urnas.
Gerson Haas (PL)
O empresário do setor de embalagens plásticas, Gerson Haas é o candidato a vice-prefeito pelo PL. Ele concorre na chapa com Gustavo Finck (PP). Aos 57 anos, o empreendedor é graduado em Química e Direito, e tem especialização em gestão empresarial. Natural de Vera Cruz, casado e pai de dois filhos. Em 2021, recebeu o Prêmio “Honraria Empresarial Júlio Redecker”, da Câmara de Vereadores. Foi presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no RS. “A proposta de entrar na política veio através de um grupo empresarial que entendia ser necessário um empresário como candidato na majoritária, para que auxiliasse a gestão do município com a experiência à frente de um negócio. Muito me honra ser o escolhido, além de ser uma grande responsabilidade e não faltará trabalho caso sejamos os escolhidos”, afirmou.
Juliano Passini (Podemos)
Nascido em Estância Velha, pai do Joaquim de 6 anos, o publicitário pós-graduado em Administração Pública e Marketing Político Juliano Passini vai concorrer pela primeira vez a um mandato político, aos 33 anos. Ele disputa a vaga pelo Podemos, na chapa encabeçada por Tânia da Silva (MDB). Sobre ser estreante no pleito, o candidato afirmou estar preparado. “Acredito que estou capacitado para este desafio. Novo Hamburgo precisa de pessoas com experiência neste momento difícil que estamos passando. Com a minha experiência aliada à experiência da Tânia, com certeza temos a melhor candidatura majoritária”, avalia.
Lu da Saúde (Cidadania)
A gestora hospitalar Luciana Simoes, mais conhecida como Lu da Saúde, vai testar pela primeira vez o nome nas urnas. Ela é candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Raizer Ferreira (PSDB). Com 54 anos e mais de vinte de experiência na área de saúde pública, Lu possui pós-graduação em Psicologia das Organizações e atualmente cursa Enfermagem. "Quero ser vice-prefeita para poder compartilhar com todos aquilo que aprendi nos 24 anos trabalhando no SUS, vivenciando de perto os desafios e a importância de prestar um atendimento rápido e eficiente, mas também humanizado e carinhoso. Com o Raizer, queremos estar próximos das pessoas. Fazer com que a prefeitura volte a ser sinônimo de soluções e de compromisso cada hamburguense”, afirmou.