URNAS E MOVIMENTAÇÃO

ELEIÇÕES: Sapucaia do Sul e Esteio têm registros de crimes eleitorais, mas nenhuma prisão

Locais de voto não tiveram tumultos, mas cidades registraram bocas de urna e grande número de santinhos pelas ruas

Publicado em: 06/10/2024 18:30
Última atualização: 06/10/2024 19:02

O domingo (6) de eleições não foi marcado por tumultos nos locais de votação, mas registrou relativa quantidade de bocas de urna em Sapucaia do Sul e em Esteio. Sem flagrantes, nenhum município teve prisão devido ao crime eleitoral, conforme servidores dos cartórios de cada município. Ambos apresentaram movimentação tranquila de eleitores, sem reclamações ou filas excessivas.

Sapucaia do Sul teve grande número de santinhos espalhados pelas ruas Foto: Kelly Veronez/GES-Especial

De acordo com o cartório eleitoral de Sapucaia do Sul, duas urnas apresentaram problemas no turno da manhã. A primeira delas foi na Escola Otaviano Silveira, por volta das 8h, na seção 405. O segundo caso foi registrado na Escola São Lucas, na seção 388, por volta das 9h30. O cartório afirma que as falhas registradas foram erro no touch psra inserir o título do eleitor e habilitar a votar, na parte dos mesários, e erro ao reconhecer a biometria dos eleitores.

O servidor sapucaiense afirmou, ainda, ter inúmeros panfletos de candidatos espalhados pelas ruas - os chamados santinhos. Embora não seja considerado boca de urna, o ato também é considerado crime eleitoral. A punição prevista, segundo a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), é detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços comunitários pelo mesmo período e multa.

Já em Esteio, o cartório eleitoral alega que não houve prolemas sérios com urnas. "Apenas alguns travamentos resolvidos pelos próprios mesários", afirma a servidora do cartório, que afirma ter havido diversas denúncias de bocas de urna de todos os candidatos. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas