Faltando menos de uma semana para as eleições municipais de 2024, os candidatos à prefeitura de Novo Hamburgo já traçaram suas estratégias para convencer eleitores indecisos ou mesmo virar votos. E mesmo em tempos de redes sociais e Internet, a comunicação direta e a conversa pessoal com os eleitores ainda é considerada a melhor forma de conquistar votos.
LEIA TAMBÉM: ELEIÇÕES: Custos com as campanhas já ultrapassam R$ 8,9 milhões na região; veja detalhes
Procurados pela reportagem, as equipes dos postulantes ao comando da cidade explicaram como buscarão os votos nestes seis últimos dias até a data do pleito, que acontece no próximo domingo (6 de outubro).
Uma sentença que se fez presente em todas as respostas foi “olho no olho”, mostrando como mesmo em tempos de comunicação pelas redes sociais a relação direta com os eleitores ainda é valorizada pelos políticos.
ELEIÇÕES: Justiça proíbe propaganda eleitoral em canteiros e rótulas de Novo Hamburgo
Postulante ao cargo de prefeito pelo PT, Fufa Azevedo diz que durante esta semana a chapa irá ampliar as ações em todas as frentes de campanha, mas explica porque considera as conversas pessoais importantes: “Nada substitui o contato direto, o corpo a corpo. As visitas às casas, o diálogo nas ruas, e a presença física.”
Ex-prefeito da cidade e agora concorrendo pelo PDT, Tarcísio Zimmermann mostra uma leitura semelhante na busca por votos. “É muito importante o olho no olho, a fala direta, ela é muito decisiva na possibilidade de êxito, muito mais do que um clique de rede social.”
Representante da situação e ex-prefeita em Dois Irmãos, Tânia da Silva, que disputa a prefeitura pelo MDB, também aposta na intensificação das campanhas de rua para conquistar votos. “Valorizo o contato pessoal, os abraços, o olho no olho, ouvir pessoalmente demandas e expor nossas propostas diretamente aos eleitores.”
Atual vereador, Gustavo Finck (PP) reforça a aposta no contato direto com o eleitor através de atividades de rua. “Vamos intensificar o trabalho corpo a corpo com visitas ao comércio e as residências da população.”
Ex-secretário da atual gestão e agora opositor ao governo, o também vereador Raizer Ferreira (PSDB), fala de vista a bairros da cidade para se fazer mais presente nas ruas da cidade. “Vou intensificar ainda mais a minha presença nas ruas de Novo Hamburgo. Esse contato direto é essencial para que minha mensagem chegue a cada canto da cidade.”
Papel da Internet
Mas em tempos de comunicação em tempo real, nenhum dos concorrentes deixa de lado as estratégias para ganhar as redes. É nestas plataformas que a candidata Tânia pretende apresentar a sua biografia e do seu partido. “Mostramos que a Tânia teve todas suas contas aprovadas e sua experiência em Dois Irmãos a qualifica. Os 40 anos de MDB mostram a coerência de seu passado”, afirma a coordenação de campanha da emedebista por nota.
Já Tarcísio pretende diluir nas redes o debate entre direita e esquerda, que tem sido utilizado nesta campanha como arma de convencimento. “Seguiremos mostrando o nosso trabalho e compromisso com as diretrizes do nosso plano de governo, intensificando a questão de que essa eleição não é uma guerra de torcidas entre esquerda e direita.”
Fufa Azevedo avalia o uso das redes como uma ferramenta capaz de ampliar a capilaridade da campanha. “Sabemos que estamos vivendo uma era digital e as redes sociais desempenham um papel cada vez mais importante nas campanhas. A Internet tem sido uma porta de entrada para muitos eleitores e nos ajuda a alcançar um público maior.”
Raizer não deu mais detalhes sobre como deve atuar nas redes sociais. O atual vereador afirmou apenas que continuará atuando de forma “forte” nessas plataformas.
Já Finck, não chegou a citar como pretende atuar na internet.
No próximo domingo caberá ao eleitor demonstrar nas urnas qual das estratégias funcionou melhor. A expectativa é que o resultado seja conhecido poucas horas após o fechamento das urnas.
Debate na quinta-feira
Na próxima quinta-feira (3), acontece o último debate entre os candidatos à prefeitura de Novo Hamburgo. Os cinco postulantes voltam a Central Grupo Sinos de Eleições para um novo confronto de ideias e pontos de vista sobre a cidade.
O primeiro debate aconteceu no primeiro domingo de campanha, em 18 de agosto, e agora, passado todo o período de disputa voltam a se confrontar. O encontro ocorre a partir das 20 horas, no estúdioo multimídia da Rádio ABC 103.3 FM. Haverá transmissão em vídeo aqui na capa de ABCmais e também no YouTube.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags