POLÍTICA

ELEIÇÕES: Prefeituráveis debatem o déficit na educação infantil em Canoas

Candidatos apresentam propostas para a carência de vagas na rede pública

Publicado em: 30/09/2024 11:50
Última atualização: 30/09/2024 11:52

Um problema crônico. A carência de vagas na rede municipal da educação infantil é o tema debatido pelos seis prefeituráveis de Canoas: Airton Souza (PL), Beth Colombo (Republicanos), Campiol (Novo), Jairo Jorge (PSD), Marcio Freitas (PRD) e Rodrigo Cebola (Psol).

Candidatos a prefeito (a) de Canoas Foto: Paulo Pires/GES

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (SME), o déficit totaliza 3.336 crianças aguardando uma vaga. Na fila de espera, grande parte busca uma vaga no berçário 2, são 1.260 crianças. No berçário 1 são 679, maternal 1, 717, e 680 esperando pelo maternal 2.

As vagas são divididas por faixa etária; berçário 1 (0 a 11 meses), berçário 2 (1 ano a 1 ano e 11 meses), maternal 1 (2 anos a 2 anos e 11 meses) e maternal 2 (3 anos a 3 anos e 11 meses).

Atualmente, Canoas possui 6.105 alunos matriculados em escolas municipais de educação infantil (Emeis) e 6.357 em escolas privadas credenciadas e pagas pela Prefeitura. O Município possui 65 instituições com credenciamento.

Conforme a SME, o responsável pela criança necessita realizar a inscrição por meio de link disponibilizado pela Central de Vagas e preencher os dados, anexando certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço e documento do responsável. Após a inscrição, participará do sorteio de vagas conforme o edital vigente 400/2023. De acordo com a SME, em 2024, foram encaminhadas 3.625 crianças para vagas na educação infantil.

O que dizem os candidatos a prefeito (a) 

Airton Souza: Vamos zerar a fila. Trabalharemos na ampliação e melhorias na infraestrutura da rede municipal e investiremos na compra de vagas na rede conveniada. Implementaremos a Creche Corujinha– um horário noturno para crianças cujos pais trabalham ou estudam à noite. Vamos garantir que os profissionais das conveniadas tenham acesso às formações continuadas. Vamos retomar as eleições democráticas para diretores das escolas.

Beth Colombo: Para resolver o déficit de vagas na educação infantil, vamos ampliar o número de creches com vagas integrais e criar a creche noturna, dando suporte às famílias que trabalham em horários alternativos. Investir em novas unidades e regulamentar o vínculo empregatício para garantir essas vagas será essencial, e está em meu plano de governo. Vou trabalhar pela valorização dos profissionais da educação, revisando o plano de carreira e investindo na capacitação.

Campiol: Precisaremos de honestidade. A educação infantil será prioridade visto que é na primeira infância que se forma o caráter das pessoas e quando as crianças estão mais propensas a aprender. Um cérebro infantil é uma esponja capaz de absorver toneladas de conhecimento. Vamos tratar disto imediatamente. A falta de vagas se resolve com recursos aplicados em infraestrutura e pessoal. Vamos redirecionar os recursos públicos para a educação infantil.

Jairo Jorge: Para zerar a fila de espera, vamos implantar o Fim da Fila e ampliar o número de vagas na educação infantil. Vamos retomar o Mais Educação em todo o ensino fundamental do Município. Também vamos criar o Poupança do Futuro, com depósito de R$ 1 mil por ano ao aluno. Os valores serão retirados ao final do 9º ano. Abriremos dois novos Centros de Educação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia) e implantaremos o Mestre Canoense, uma gratificação anual ao professor.

Marcio Freitas: Precisamos qualificar o gasto público, cortando incrementos, até que a fila esteja zerada. Focar nessa tarefa e garantir que nenhuma criança fique fora da escola. Vamos criar um sistema on-line de acompanhamento de vagas e matrículas, onde pais e responsáveis possam verificar o status em tempo real e obter informações claras sobre os critérios e processos de seleção. Vamos recuperar a estrutura das escolas do lado oeste e garantir que nossos alunos tenham material, uniforme e merenda escolar.

Rodrigo Cebola: A ampliação de vagas na educação infantil mais do que nunca se faz necessária. Precisamos investir na infraestrutura das nossas escolinhas de educação infantil, construir novas unidades, fazer a manutenção das antigas e modernizar e ampliar salas para atender melhor a comunidade. Vamos garantir as condições de trabalho para os professores, com valorização através de um novo plano de carreira que seja justo para todos. Ter a gestão democrática com eleições de diretores feita pela comunidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasCanoasPolítica
Matérias Relacionadas