POLÍTICA

ELEIÇÕES: PDT propõe aliança da oposição em Novo Hamburgo; entenda

Partido de Tarcísio Zimmermann quer chapa com PT, de Fufa Azevedo, na disputa pela Prefeitura de Novo Hamburgo

Publicado em: 25/04/2024 03:00
Última atualização: 25/04/2024 10:23

O PDT intensificou a costura de alianças para as eleições deste ano em Novo Hamburgo e indicou que pretende se empenhar para formalizar a união de centro-esquerda e esquerda na disputa pelo Centro Administrativo Leopoldo Petry.

Após Romildo Bolzan Júnior, presidente da legenda no Rio Grande do Sul, ter procurado na última semana a líder petista no Estado, Juçara Dutra Vieira, para alinhavar uma possível coligação na cidade, ontem foi a vez do pré-candidato pedetista à prefeitura, Tarcísio Zimmermann, oficializar publicamente o convite de "parceria" entre as legendas.


Tarcísio Foto: Arquivo/GES

União de forças

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o ex-petista relata que o PDT encaminhou na terça-feira (23) uma carta aos partidos da Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, sugerindo um consenso entre as siglas, frente à necessidade de uma candidatura unificada de oposição à sucessão da prefeita Fatima Daudt (MDB).

"Nós do PDT entendemos que é fundamental juntar as forças democráticas e progressistas e apresentarmos uma candidatura única, que expresse o desejo de mudança que a cidade de Novo Hamburgo tem", disse Zimmermann na publicação de 1 minuto e 15 segundos.

Pesquisa

Em outro trecho do vídeo, o ex-prefeito de Novo Hamburgo sugere que o candidato à cabeça de chapa seja definido após pesquisa conjunta.

"O PDT está aberto para discutir quem é a melhor candidatura a prefeito. Que a gente ouça o povo e veja quem é o candidato mais capaz de vencer as eleições, mas que nós que somos partidos irmãos, somos do mesmo campo, que caminhemos juntos nestas eleições."

No documento encaminhado às lideranças da Federação, os pedetistas deixam explícito que não irão se opor caso a pesquisa aponte que Zimmermann não seja o nome unânime entre os eleitores. "Se porventura ficar provado que o Tarcísio não é o melhor candidato, nós abriremos mão, sempre em nome da unidade das forças progressistas e democráticas."

"O pré-candidato do PT é o Fufa", diz presidente da sigla

Procurado pela reportagem, Ederson Rodrigues, presidente do PT-NH, apontou que as conversas ainda não avançaram para além de diálogos iniciais, mas não descartou a composição de uma aliança de esquerda para a disputa.

"Nosso pré-candidato a prefeito segue sendo o Fufa Azevedo. Mas não fechamos nada para a composição e indicação de um candidato a vice", afirmou o petista.

Conforme Rodrigues, a definição deve ocorrer na próxima semana, após reunião da executiva petista e da Federação. "Na terça-feira (30) teremos uma reunião do diretório para discutir essa possibilidade de coligação, já na quarta (1º) deveremos reunir os membros da Federação para realmente bater o martelo", adianta.

Veja o vídeo

 

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas