DADA A LARGADA

ELEIÇÕES: Partidos de Gramado e Canela divulgam datas para as convenções que vão definir candidatos

Confira qual é o atual cenário político para o pleito municipal de 2024 na região

Publicado em: 19/07/2024 12:27
Última atualização: 06/08/2024 12:02

Serão 16 dias de ritmo político intenso. Entre 20 de julho e 5 de agosto, partidos e federações vão definir quem vai, de fato, concorrer nas eleições de 2024. Isso porque é durante esse período que ocorrem as convenções partidárias.

Eleições municipais ocorrem em outubro de 2024 Foto: arte Gabriel Renner
Nesses eventos, que reúnem os possíveis candidatos, executivas e filiados, as agremiações deliberam sobre coligações e estratégias de campanha e também chancelam os nomes e rostos que serão registrados na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto. Para este ano, no dia 6 de outubro, os eleitores de cada cidade vão às urnas escolher prefeito - e vice - e vereador.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além das federações, Gramado conta com 11 diretórios municipais de partidos políticos. Em Canela, são 14.

Para entender mais sobre como está o atual cenário político a pouco menos de três meses das eleições, a reportagem entrou em contato com os partidos que estão ativos em Gramado e Canela, de acordo com lista disponível no site do TSE. Dos 25 partidos da região, somente o PL de Canela não retornou aos contatos.

MDB de Gramado irá com chapa pura para a majoritária

Renan Sartori e Lauro Lovatto (MDB) Foto: Divulgação
Na última semana, o MDB de Gramado reuniu os filiados e simpatizantes, em um encontro, para confirmar que terá uma chapa pura para o pleito deste ano. O evento contou com a participação de políticos do partido. Na ocasião, foi reiterado o nome do vereador Renan Sartori (MDB) como pré-candidato ao cargo de prefeito da cidade.

Em meio ao pronunciamento, ele chamou ao palco o empresário do setor moveleiro Lauro Lovatto, escolhido para ser o pré-candidato a vice. Lauro é filiado ao partido há mais de 40 anos.

O presidente da agremiação, Cícero Altreiter, reforça que os nomes foram discutidos e aprovados durante as reuniões semanais que a executiva realiza.

A convenção que vai chancelar a chapa será no dia 4 de agosto, às 9h30, na Câmara. Cícero confirma nominata completa para concorrer ao Legislativo e que a agremiação ainda trabalha na coligação. “Temos proximidade com PSDB E PL, mas vamos trabalhar com os demais partidos”, atesta.

PCdoB e PT terão candidatos à Prefeitura de Gramado

Em Gramado, PCdoB e PT formam a Federação Brasil da Esperança. Ambos os partidos devem ter convenção no dia 4 de agosto, pela manhã, mas ainda não definiram o local. Nesta semana, as duas agremiações afirmaram à reportagem que pretendem lançar uma chapa para a majoritária.

Presidente do PT, Gilnei Benetti, que já foi candidato a prefeito, afirma que não tem intenção de concorrer novamente. “Temos outros nomes”, corrobora.

O presidente do PCdoB, Rodrigo Callais, cita que o grupo quer conquistar uma cadeira no Legislativo e, para isso, a federação tem se movimentado e realizado reuniões mensais. Serão oito candidatos do PT e dois do PCdoB. Sobre coligações, Callais pondera que há conversas com um outro partido. “Por enquanto, apenas conversas”, frisa.

PDT espera cenário estar mais definido

O PDT deve firmar a data da convenção partidária até esta sexta-feira, dia 19. O presidente da comissão provisória do partido, Fedoca Bertolucci, adianta que a sigla deve realizar o encontro mais ao final do prazo.

“Quanto mais próximo do fim, mais delineado estará o quadro eleitoral. A gente não quer fixar apoio a ninguém, ainda estando aberta a possibilidade de novas candidaturas, inclusive, do PDT”, atesta. Fedoca acentua que há pedidos para que ele seja candidato. “A minha tendência é não ser candidato, mas também não vou ficar quieto se eu ver que as candidaturas apresentadas não satisfazem os anseios da nossa comunidade”, diz.

O presidente evidencia, ainda, que a agremiação não deve ter nominata de dez candidatos a vereador. A respeito de coligações, Fedoca enfatiza: “Já fomos procurados por outros partidos, mas não foi tomada nenhuma decisão”. 

Para PL, “existe a probabilidade de mudanças”

Eduardo Carvalho e Iria de Souza Pinto (PL) Foto: Gerson Sorgetz
O PL de Gramado havia lançado, no início de junho, a pré-candidatura em chapa pura para a majoritária com os nomes de tenente-coronel Eduardo Carvalho para prefeito e Iria de Souza Pinto como vice. “Existe a probabilidade de mudanças. Boas surpresas poderão ocorrer em breve que agitarão Gramado”, adianta Eduardo, que é presidente do partido na cidade, sem dar detalhes. O tenente-coronel ainda diz que: “Por enquanto, o PL vai de chapa pura sem coligações”.

A definição de como será a participação do partido nas eleições ocorrerá na convenção, no dia 30 de julho, às 16 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. A confirmação, até o momento, é de uma nominata completa para concorrer a vereador. Como forma de preparação, a agremiação tem possibilitado treinamentos aos pré-candidatos.

PP terá coligação com Podemos, PSD, Republicanos e União Brasil

Nestor Tissot e Luia Barbacovi (PP) Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial
Nestor Tissot e Luia Barbacovi (PP), vão concorrer à reeleição. A chapa será oficializada na convenção, marcada para o dia 3 de agosto, às 9 horas, na Câmara. De acordo com o partido, há reuniões diárias para discutir o pleito de outubro e os pré-candidatos já tiveram cursos de capacitação sobre jurídico e marketing. A sigla vai ter dez candidatos buscando lugares no Legislativo. A chapa do PP para a majoritária terá apoio de outros quatro partidos.

A coligação será composta também pelo Podemos, PSD, Republicanos e União Brasil.

O presidente do Podemos, Tiago Procópio, confirma o posicionamento. “Definiu-se de forma unânime pelos membros da executiva e demais filiados”, pondera. A convenção do partido será no domingo, dia 21, às 9 horas, no plenário da Câmara. Na ocasião, serão chancelados os dez candidatos a vereador. “Estamos fazendo reuniões regularmente para definir formas de abordagem e a estratégia que a sigla usará para obter um bom resultado nas eleições”, atesta.

Desde abril deste ano, o PSD tem um novo presidente, João Teixeira. Ele cita que mantém o apoio da agremiação com o atual governo. Para este pleito, concorrendo com uma nominata completa, o intuito é garantir, ao menos, uma cadeira no Legislativo. A convenção será na terça, dia 23, às 18 horas, na Câmara. De acordo com João, o partido está buscando diálogo com a comunidade para entender as demandas do serviço público do município. “O PSD montará um plano de governo e entregará à atual gestão”, reitera.

O Republicanos realizará a convenção na terça-feira, dia 23, às 19 horas, na sede da AABB de Gramado. O presidente André Caliari salienta a coligação com o PP, definida na última semana. Com o intuito de ter dez candidatos a vereador, André aponta que a executiva tem realizado reuniões quase diárias com o núcleo deliberativo, oferecendo treinamentos para fortalecer a equipe.

O presidente do União Brasil, André Castilhos dos Reis, mantém a coligação de duas décadas com o PP, afirmando que a sigla sempre teve espaço para auxiliar na administração do município. Com o propósito de conquistar espaço no cenário político, estão realizando reuniões duas vezes por mês há mais de um ano e terão dez candidatos ao pleito de 2024. A convenção será no dia 3 de agosto, às 9 horas, na Câmara.

Professor Daniel não é mais pré-candidato à Prefeitura de Gramado

Na quarta-feira, dia 17, à noite, a executiva do PSDB definiu que não terá chapa para a majoritária nestas eleições. O partido tinha como nomes os vereadores tucanos Professor Daniel e Celso Fioreze. “O desejo de ser prefeito de Gramado não morre aqui”, reitera Daniel.

A presidente Tânia Moraes frisa que o partido concluiu que terá apenas a nominata completa com dez candidatos a vereador. A divulgação dos nomes será na convenção, agendada para 1º de agosto, às 18 horas, na Câmara.

“A política é dinâmica e, acima dos desejos individuais, precisamos priorizar o melhor para o coletivo e para nossa cidade”, aponta. Segundo ela, a agremiação lançará uma plataforma de políticas públicas com as principais bandeiras do grupo para contribuir com a cidade.

Gilberto Cezar e Gilberto Tegner vão compor chapa para disputar eleição em Canela

Gilberto Cezar (PSDB) e Gilberto Tegner (PDT) Foto: Jaison Remonti/Divulgação
A chapa entre Gilberto Cezar (PSDB) e Gilberto Tegner (PDT) deve ser confirmada para concorrer à Prefeitura de Canela, nos próximos dias, com apoio do Cidadania, Podemos, Republicanos e União Brasil.

A convenção do PSDB deve ocorrer no dia 27 de julho, na Câmara de Vereadores de Canela, no período da tarde, junto com a do Cidadania, já que formam uma federação. “Dentro do PSDB, a indicação do nome de Gilberto Cezar é unânime”, declara o presidente, Felipe Caputo. Ainda segundo ele, a federação tem 20 pré-candidatos a vereador e escolherá os 12 na convenção.

O PDT também terá convenção no dia 27, na Câmara, com início às 9 horas. Sobre chapa, o presidente Jerônimo Terra Rolim assegura: “São esses os nomes e não há nenhuma possibilidade de mudança”. A sigla cita que tem 17 pré-candidatos a vereador e a convenção servirá para escolher os 12 representantes.

O presidente do Podemos, Athos Cunha, confirma nominata completa para vereador e apoio à candidatura do PSDB e PDT. A convenção será no sábado, dia 20 de julho, às 16h50, na Câmara.

O Republicanos fará a convenção partidária no dia 28 de julho, às 16 horas, na Câmara. “Nós trabalhamos para contribuir em uma majoritária, mas não fomos felizes. Dessa forma, buscamos analisar as opções de trabalho e nossa executiva decidiu caminhar com o PSDB neste pleito”, declara o presidente Marcelo Drehmer, confirmando nominata completa para concorrer a uma cadeira no Legislativo.

O apoio à majoritária é confirmado pelo presidente do União Brasil, José Taulois. A convenção do partido será no sábado, dia 20, às 14 horas, na Câmara. Durante o evento, serão confirmados os 12 candidatos ao Legislativo. Segundo José, a sigla tem se reunido frequentemente para articulação.

MDB tem Luciano Melo e Marcelo Savi no páreo

Luciano Melo (MDB)Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Marcelo Savi (MDB)Clauber Maciel/PMC/Divulgação
Alfredo Schaffer (PSD)Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
O MDB de Canela está se articulando para se manter na gestão do Executivo municipal. Luciano Melo e Marcelo Savi são os pré-candidatos do partido a prefeito.

O presidente da sigla, Ademar Savi, declara que será na convenção que os dois nomes irão à votação. Os 45 membros do diretório é que definirão quem concorrerá. O evento emedebista será no dia 27 de julho, às 9 horas, na sede do partido. Na oportunidade, serão escolhidos os 12 candidatos a vereador. Para Ademar, o intuito é conquistar, pelo menos, de quatro a cinco cadeiras no Legislativo.

Quem indicará o nome para vice será o PSD. Atualmente, o cotado é o vereador Alfredo Schaffer. Caso ele não queira concorrer, há outros nomes, como os também vereadores Jefferson de Oliveira e Jone Wulff. Jone é membro do diretório do partido e cita que a data da convenção deve ser definida somente nesta sexta. Até o momento, a coligação fechada é com o MDB, mas existem conversas com o PL. A agremiação deve ter 12 candidatos a vereador para as eleições deste ano.

Enfermeira Cristina e Moisés de Souza concorrerão pelo PP

Cristina Moura e Moisés de Souza Foto: Divulgação
Quem entra no cenário eleitoral de Canela para este pleito é o partido Novo. A convenção da sigla será no dia 28 de julho, às 18 horas, na Pocitos Pizza Metro. O presidente da sigla, Rafael Krause, comenta que a missão para este ano é tornar a agremiação conhecida, com foco em 2028, quando devem ter candidato a prefeito.

Para 2024, devem ter candidatos a vereador, mas não com nominata completa. O Novo apoiará a chapa pura do PP, com Enfermeira Cristina Moura e Moisés de Souza. “Temos questões ideológicas e de pensamento no tocante ao município de Canela em comum”, reforça.

O presidente do PP, Renato Bauermann, salienta que a chapa será chancelada na convenção do partido, que ocorrerá no dia 23 de julho, às 19 horas, na Churrascaria Espelho Gaúcho. Com nominata completa para a vereança, Renato frisa que a cota feminina será acima da exigida por lei. Renato pondera que o diretório está aberto para receber contribuições da comunidade em geral para o programa de governo.

Professor Márcio vai cuidar da saúde, mas federação terá chapa

O Professor Márcio, que era pré-candidato do PT a prefeito de Canela, não irá mais concorrer. Ele sofreu um acidente doméstico e agora está se dedicando aos tratamentos necessários para recuperação.

Na cidade, a Federação Brasil da Esperança fez uma resposta em conjunto à reportagem, englobando os presidentes do PCdoB, PT e PV, respectivamente, Andrei Mendes, Francisco Laurindo e Pedro Campos.

De acordo com eles, a federação apresentará uma nova candidatura própria. O mesmo deve acontecer com uma nominata completa para vereador. Todos os nomes serão confirmados na convenção, que ainda não tem data confirmada. Segundo as siglas, reuniões mensais estão sendo realizadas, com o propósito de construir um projeto para a cidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas