Faltando praticamente uma semana para o fim do prazo das convenções, que é quando os partidos e federações definem seus candidatos, o cenário eleitoral vai tomando forma em Novo Hamburgo. A disputa pela Prefeitura já tem três nomes confirmados. A tendência é que a lista feche no dia 5 de agosto com quatro ou cinco candidatos.
FIQUE POR DENTRO: Região tem 1,5 milhão de eleitores aptos a votar; veja a lista
O primeiro a confirmar candidatura em convenção foi o vereador Gustavo Finck, do Progressistas. Ele terá como vice o empresário Gerson Haas (PL). Neste fim de semana Finck garantiu apoio do Republicanos, consolidando uma chapa de direita.
O apoio oficializa que o deputado estadual Delegado Zucco não disputará a Prefeitura. Em 2020 ele ficou em segundo, perdendo para a prefeita Fatima Daudt (MDB), reeleita pelo PSDB. Zucco chegou a se lançar como pré-candidato ainda em 2023, mas recuou no início deste ano. Em nota divulgada neste sábado (27), Zucco detalhou os motivos.
O segundo nome confirmado na disputa foi o do ex-vereador Fufa Azevedo (PT). Ele terá como vice Danusa Alhandra (PCdoB). A chapa também já garantiu apoio do PV. Há mais de um ano o PT hamburguense já vinha tratando Fufa como pré-candidato à Prefeitura.
Neste sábado (27) foi a vez de o MDB confirmar o nome de Tânia Terezinha da Silva como candidata à sucessão de Fatima Daudt. Prefeita de Dois Irmãos por dois mandatos, Tânia ainda está com o posto de candidato a vice em aberto.
O vice de Tânia deverá sair do Podemos, Solidariedade ou PSD, partidos que tendem a integrar a chapa governista na eleição em Novo Hamburgo. Destituído da presidência do União Brasil pela executiva estadual, o vice-prefeito e diretor-geral da Comusa Marcio Lüders participou da convenção emedebista.
Lüders foi expulso do comando do União Brasil em Novo Hamburgo quatro meses depois de tomar posse porque havia anunciado apoio a Tânia, enquanto que a executiva estadual defende aliança com o PDT.
No próximo sábado (3) a convenção pedetista irá aprovar a candidatura do ex-prefeito e ex-deputado Tarcísio Zimmermann, petista histórico que deixou o partido após a eleição para deputado em 2022. O cenário aponta que a indicação do vice de Tarcísio caberá ao União Brasil.
Também no próximo fim de semana, só que no domingo (4), será realizada a convenção do PSDB. O vereador Raizer Ferreira disse neste fim de semana ao repórter Anderson Dilkin da Rádio ABC 103.3 FM, que segue como pré-candidato a prefeito. “Não abro mão da candidatura”, garantiu.
LEIA TAMBÉM