abc+

DEBATE

ELEIÇÕES: O que disseram os candidatos à Prefeitura de Taquara no debate

Foram discutidos temas como educação, saúde, segurança e transporte público no encontro que aconteceu nesta terça-feira

Joceline Silveira
Publicado em: 27/08/2024 às 22h:07 Última atualização: 27/08/2024 às 22h:08
Publicidade

A Central Grupo Sinos de Eleições realizou, na manhã desta terça-feira (27), o debate com os candidatos à prefeitura de Taquara. Com críticas à atual e ex-gestão municipal, o confronto entre os três nomes que disputam o cargo máximo do Executivo para o mandato 2025-2028 foi marcado por acusações e provocações. Apesar do tom acalorado, Professora Sirlei Silveira (Republicanos), Titinho (PL) e Vinícius Carniel (PDT) aproveitaram o tempo do programa para apresentar suas ideias e propostas para o futuro da cidade.

ELEIÇÕES: Ouça agora o primeiro episódio do podcast Central Grupo Sinos de Eleições

Professora Sirlei (Republicanos), Titinho (PL) e Vinícius Carniel (PDT) participaram do debate | abc+



Professora Sirlei (Republicanos), Titinho (PL) e Vinícius Carniel (PDT) participaram do debate

Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial

O programa começou às 8h30 no estúdio principal da Rádio ABC 103.3 FM, em Novo Hamburgo, e durou cerca de 1h30 mediado pela jornalista Jeania Romani. 

Primeiro bloco

No primeiro bloco, deu o tom do debate. Os participantes fizeram perguntas entre si, com tema livre. A rodada de questionamentos começou com Vinícius Carniel, que perguntou para a Professora Sirlei sobre o plano de governo do primeiro mandato, no qual constava a restruturação do atendimento obstétrico no Hospital Bom Jesus. “Para não se dizer que nada foi feito, não vimos de fato o empenho da sua administração com relação ao nosso hospital e principalmente, com relação à volta dos nascimentos dos taquarenses no nosso hospital”, disparou o pedetista.

CONFIRA TAMBÉM: “Internet não é uma terra sem lei”, alerta especialista sobre fake news nas eleições

A candidata à reeleição, o principal alvo de críticas dos adversários, disse que a origem do problema estava na gestão anterior e destacou os repasses mensais do governo municipal de R$ 500 mil para a casa de saúde. “Em 2019 fecharam a maternidade do Hospital Bom Jesus, e naquela oportunidade deveriam ter feito uma luta maior para assegurar que as crianças continuassem nascendo em Taquara”, afirmou Sirlei que destacou ainda o repasse de R$ 6 milhões do governo do Estado para a construção de uma nova casa de saúde. “Sem a construção de um novo hospital, com a oncologia e a nefrologia dentro do hospital, neste momento é inviável colocarmos lá de novo a maternidade”. Na réplica Carniel enfatizou que levará a demanda ao governo do Estado.

Em seguida, na pergunta para Carniel, Titinho enumerou políticas públicas do seu governo para geração de emprego e renda, com incentivos para instalação de empresas e indústrias e pautou o adversário sobre a saída de empreendimentos da cidade nos últimos anos. Carniel destacou modificações nas leis de incentivo aos empresários e a criação de um distrito industrial como alternativa, “é a virada de chave que Taquara precisa”, argumentou.

A candidata Sirlei, por sua vez, perguntou a Titinho quais as ações de segurança pública que foram implantadas quando foi prefeito e o que executaria se fosse eleito. Titinho destacou a criação da Central de Monitoramento em parceria com o governo estadual, destinação dos recursos arrecadados com o estacionamento rotativo para o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e controle na redução do número de moradores de rua. A republicana rebateu, afirmando que o videomonitoramento foi instalado na gestão anterior. “Foi lançando no governo Délcio Hugentobler”, disparou elencando os investimentos feitos ao logo dos seus quase quatro anos de gestão.

SAIBA MAIS: Especialista alerta sobre uso de inteligência artificial na campanha eleitoral; confira

“De fato a instalação começou na gestão do prefeito Délcio, que não terminou a fiação da instalação das câmeras. Nós fizemos essa instalação toda e colocamos as câmeras em funcionamento. Foi um projeto pioneiro na região, abandonada pelo seu governo”, respondeu o candidato do PL.

Segundo bloco

No segundo bloco, novamente com tema livre e ordem definida por sorteio, os candidatos subiram o tom. De forma respeitosa, mas com respostas mais ásperas e troca de farpas, os prefeituráveis se alfinetaram com relação a moradores de rua, gastos públicos e estrutura dos espaços públicos.

A candidata do Republicanos voltou a direcionar suas perguntas ao ex-prefeito e afirmou que houve crescimento dos investimentos nas áreas de lazer e redução do número de moradores de rua durante o atual governo, e questionou Titinho sobre a atenção que pretende dar a tais pautas. “ Imagino que não vivamos no mesmo município. A senhora dizer que diminuiu os moradores de rua não é verdade, aumentou e muito”, disse o candidato do PL. Titinho enumerou ainda os feitos de sua gestão e indicou projetos de construir três parques em regiões pontuais da cidade e instalar um Centro Multicultural. Na réplica, Sirlei observou os investimentos na assistência social no atendimento às pessoas em situação de rua.

Vinícius Carniel perguntou o transporte público coletivo para Sirlei. “Eu vou fazer o Tarifa Zero em Taquara e ninguém mais pagará passagem de ônibus”, afirmou o pedetista, que questionou a adversária sobre o sistema em Taquara. Sirlei admitiu as dificuldades e questionou a origem dos recursos para a implantação do sistema. Carniel destacou a redução de gastos com a folha de pagamento como uma das alternativas. “É fazendo gestão, reduzindo os cargos em comissão. Nós vamos unir a cidade com o interior”, concluiu o pedetista.

ELEIÇÕES: Trabalho temporário nas eleições gera vínculo empregatício? Veja o que diz a legislação

Finalizando a primeira rodada de pergutas do bloco, Titinho pergunto ao candidato Carniel que soluções aponta para a saúde. Ele respondeu defendendo que o tema demanda uma série de medidas, como ampliação do horário de atendimento da Farmácia Municipal, fim do sistema de distribuição de fichas para atendimento e agendamento de consultas. Para o pedetista, é preciso descentralizar a farmácia popular, ampliar os números de especialidades oferecidas.

Na segunda rodada, Sirlei fez a primeira pergunta. A republicana questionou Carniel sobre o cenário e os investimentos em educação. Ele respondeu que a valorização dos professores está entre as questões prioritárias, assim como o contraturno escolar e pré-vestibular para os estudantes da rede pública. Sirlei defendeu investimentos maciços em educação na réplica.

Na sequência, o Carniel solicitou a Titinho uma avaliação do transporte público e a malha viária do interior da cidade. Titinho citou as manifestações do ano passado, dizendo que o povo não está satisfeito com os serviços prestados. Destacou que ouve reclamações a respeito da infraestrutura das estradas.

Fechando o segundo bloco, o candidato do PL incitou Sirlei a falar sobre o uso de recursos do caixa do município. “Nós fizemos uma administração séria do recurso”, pontuou a candidata.

Terceiro bloco

No terceiro bloco o tema foi definifo por sorteio, assim como quem perguntaria.

VEJA ESSA: Como será a disputa nos municípios com apenas um candidato a prefeito

A candidata Sirlei novamente abriu o bloco, desta vez com questionamento sobre saúde pública para o candidato Titinho. “Como o senhor avalia as melhorias que surgiram durante o nosso governo e por quais motivos não implantou nos oito anos que estava à frente da administração de Taquara?”, questionou a candidata. “Candidata, a sua narrativa não corresponde à realidade dos taquarenses. Eu tenho caminhado pelos bairros da cidade e a realidade é triste”, disparou Titinho.

Carniel questionou Sirlei sobre finanças públicas. Ele defendeu a redução de gastos com folha de pagamento e o aumento da taxa de iluminação pública. “Todo os investimentos e gastos feitos no nosso governo foram feitos com muita seriedade. Talvez um pouco deste gasto tenha sido porque nós demos para o funcionalismo todas as revisões gerais que o governo estipulou no percentual estabelecido”, respondeu Sirlei.

Por fim, Titinho perguntou a Carniel sobre as propostas para o ensino fundamental. Já aproveitou para relembrar que, em 2020, Taquara figurava entre os 100 primeiros colocados no ranking da educação no RS. “Atualmente amargamos a posição 377”, argumentou ao questionar quais as propostas do pedetista para a pasta. Carniel voltou a defender a valorização dos professores e o contaturno escolar como pilares do seu programa de governo.

LEIA TAMBÉM: Candidatos à prefeitura de Taquara avaliam participação no primeiro debate

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade