abc+

DISPUTA ELEITORAL

ELEIÇÕES: O que disseram os candidatos à Prefeitura de Sapiranga no debate

Prefeituráveis trataram de assuntos como educação. habitação e cultura

Juliano Piasentin
Publicado em: 23/09/2024 às 22h:42 Última atualização: 23/09/2024 às 22h:42
Publicidade

A Central Grupo Sinos de Eleições recebeu na manhã desta segunda-feira (23) os três candidatos à prefeitura de Sapiranga, no Vale do Sinos. O encontro no estúdio da Rádio ABC 103.3 FM colocou frente a frente Adriano Oliveira (PSD), Carina Nath (PP) e Professora Rita (PT).

Dividido em três blocos, o debate funcionou da seguinte forma: um candidato era sorteado pelo mediador, João Paulo Gusmão. Na sequência, o prefeiturável escolhia para quem perguntar, com tema livre.

MAIS ELEIÇÕES: Candidatos à prefeitura de Sapiranga fazem avaliação do debate na Rádio ABC 103.3 FM

Debate entre os candidatos à Prefeitura de Sapiranga  | abc+



Debate entre os candidatos à Prefeitura de Sapiranga

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

A primeira sorteada foi Carina Nath (PP), que busca a reeleição. Ela direcionou sua pergunta para a atual vereadora, Professora Rita (PT). O questionamento foi relacionado ao investimento da cultura no município. Na resposta, Rita afirmou que durante o período atuando no Legislativo, sempre buscou incentivar o tema. “É algo que faz parte de nossas vidas e que o nosso mandato sempre defendeu. Indicamos a criação do fundo da cultura e valorização dos artistas locais. Nós vamos reativar o centro de cultura, onde a comunidade terá acesso e reativar a Festa das Rosas.”

No sorteio seguinte, Professora Rita precisou perguntar para o atual vice-prefeito, Adriano Oliveira (PSD). O tema escolhido foi a educação, em especial sobre escolas de educação infantil. “Precisamos reabrir escolas, educação é prioridade. Recebo vários pedidos de mães que afirmam não conseguir vagas de educação infanti,” disse o candidato

ELEIÇÕES: Conheça os candidatos à Prefeitura de Sapiranga

Para finalizar o bloco, Oliveira perguntou para Carina sobre a habitação. Na resposta, ela reiterou que está trabalhando na regularização de diversas casas. “Temos um projeto de 122 casas em licitação, que está em andamento. E, além disso, são vários projetos de regularização fundiária, mais de 4 mil residências. Também aderimos a todos os projetos do governo federal referentes a construção de casas.”

No segundo bloco, quem começou perguntando foi a candidata Rita. Ela questinou Carina sobre investimentos realizados nos últimos 4 anos em vagas para creches. “Falamos que todo o final do ano zeramos essa fila, não que estamos zerando o tempo todo. E temos sim um compromisso com a educação. Afinal, trabalhamos com a construção de duas escolas de educação infantil que estão sendo entregues para a comunidade agora no final do ano. Conseguimos concluir uma escola de educação infantil que estava há 4 anos parada e implementamos a escola bilíngue, a primeira do Rio Grande do Sul”, disse a candidata a reeleição.

Na sequência, Oliveira questionou Rita sobre propostas relacionadas a juventude de Sapiranga. “A nossa juventude, candidato Adriano, precisa ser valorizada. Nós temos uma área na São Luís onde vamos fazer um espaço destinado para os jovens.”

Para finalizar o bloco, Carina questionou o atual vice-prefeito sobre os planos para a agricultura no município. “Vamos buscar recursos em Brasília para incentivar ainda mais os nossos agricultores. Precisamos valorizar, valorizar de verdade”, completou ele.

No terceiro e último bloco, a primeira sorteada foi Carina, que escolheu o tema segurança e novamente direcionou a pergunta para Rita. As duas tiveram uma proposta em comum. “Vamos também implantar a guarda armada no município.” Além dessa proposta, Rita reiterou que pretende valorizar os profissionais da segurança. “Vamos prestar auxílio, tanto no salário, quanto na habitação. Precisamos buscar recursos para que eles permaneçam na cidade.”

No penúltimo questionamento, Rita perguntou para Oliveira sobre a valorização dos servidores públicos da educação. “Temos que valorizar os funcionários. Hoje vejo muitos professores com dificuldades de atender os alunos. Não só eles, mas também todos os profissionais da nossa cidade. Temos que entender que são eles que carregam o nosso município”, disse ele.

Na última pergunta do debate, Oliveira voltou a questionar Carina. “Por que preferiu inchar a máquina pública, inclusive trazendo adversários para o governo?” A candidata a reeleição afirmou que acredita em administrações trabalhadas em conjunto. “Aproveitamos o que tem de bom, o que se tem de ruim, não pegamos. E não inchamos a máquina pública, temos a mesma quantidade de cargos”, finalizou.

Assista ao debate na íntegra: 


Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade