abc+

DEBATE

ELEIÇÕES: O que disseram os candidatos à Prefeitura de Estância Velha no debate

Prefeituráveis trataram de assuntos como saúde, educação e desenvolvimento econômico

Juliano Piasentin
Publicado em: 12/09/2024 às 14h:20 Última atualização: 12/09/2024 às 18h:14
Publicidade

A Central Grupo Sinos de Eleições recebeu nesta manhã de quinta-feira (12) os cinco candidatos à prefeitura de Estância Velha. O encontro no estúdio da Rádio ABC 103.3 FM colocou frente a frente Alessandro Gil (PSB), Diego Francisco (PSDB), Dra. Maria Regina (PL), Marcos Tunnermann (Republicanos) e Rosane Nascimento (PT).

O quinteto abordou diversos temas, se destacaram as propostas para a área da saúde, educação e desenvolvimento econômico. Outro assunto central nas perguntas e respostas foi a prioridade de cada um durante possíveis quatro anos de governo.

MAIS ELEIÇÕES: Candidatos à prefeitura de Estância Velha fazem avaliação do debate na Rádio ABC 103.3 FM

Debate de ideias e propostas será entre os concorrentes de Estância Velha | abc+



Debate de ideias e propostas será entre os concorrentes de Estância Velha

Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial

A primeira pergunta foi realizada por Diego Francisco (PSDB), que escolheu Dra. Maria Regina (PL) para responder sobre agricultura familiar. A candidata expôs suas ideias sobre o fomento na área. “Pretendemos ouvir todos os agricultores familiares. Proporcionar encontros, cursos e aprimoramento das técnicas. Fornecer e comprar alimentos para as escolas diretamente dos nossos agricultores.”

O segundo questionamento foi realizado pelo candidato Marcos Tunnermann (Republicanos). Ele quis saber a opinião de Rosane Nascimento (PT) sobre problemas constatados na área da saúde. “Você sabia que em um posto de saúde temos quatro empresas terceirizadas? Fica difícil criar um serviço que está ligado a comunidade. Já fomos governo e o serviço andava”, argumentou a concorrente.

LEIA TAMBÉM: Conheça os candidatos à Prefeitura de Estância Velha

Seguindo o bloco inicial, a candidata Maria Regina optou por devolver o questionamento a Diego Francisco, perguntando sobre os percalços da saúde durante o atual governo.

O atual prefeito argumentou que apesar de questões para resolver, a área tem evoluído no município. “Temos notados que as reclamações estão diminuindo desde 2021. Sabemos que é um tema delicado, mas saúde não se faz apenas com hospital e sim, na prevenção. Temos nove postos de saúde.”

A resposta foi rebatida por Maria Regina. “Não, as reclamações não diminuíram, elas aumentaram.” E Diego voltou a discordar. “Desconheço o sucateamento da saúde pública, porque desconheço outra cidade da região que esteja construindo cinco novas Unidades Básicas de Saúde.”

Na sequência foi a vez de Rosane Nascimento questionar Alessandro Gil (PSB) sobre prioridades na educação. O candidato fez questão de expôr suas propostas. “Penso que a educação é uma real prioridade do povo estanciense. Os professores e servidores em geral sofreram um sofrimento absurdo na atual gestão e isso tem que acabar. Nossa proposta é manter uma mesa de negociações permanente com os servidores.”

No final do primeiro bloco, Gil questionou Tunnermann sobre o programa de governo do opositor caso vença a eleição. Como resposta, o candidato afirmou que pretende atrair novos investimentos. “Parte do princípio da pavimentação da Avenida Primeiro de Maio. Ela vai trazer para nós uma vasta área de terras, para que a gente consiga novamente criar mais áreas industriais e novas empresas”, completou.

Obras e prioridades

No início do segundo bloco, Dra. Maria Regina questionou Rosane sobre débitos relacionados a obras na cidade. Ao responder, lembrou a obra na entrada do município. “A comunidade comenta sobre isso, falam inclusive que a entrada da cidade está bonita, mas entram na primeira rua e dão de cara com buracos. Esses desafios serão enfrentados por quem for eleito. Vamos ter que arranjar novos recursos.”

Ainda no assunto obras, Tunnermann “devolveu” a pergunta para Gil sobre o planejamento para a pavimentação nos próximos quatro anos. “Os recursos da cidade devem passar por ferramentas como o Orçamento Participativo (OP).”

Sorteado, Diego Francisco abordou a questão econômica com Tunnermann. Em sua fala, o candidato afirmou que empresários relatam a demora para a liberação de alvarás. “Apenas em visitas nesta semana, falei com quatro empresários que estão aguardando há tempos. Precisamos olhar para o pequeno empreendedor, não apenas para os milionários.”

Na sequência do bloco, Rosane perguntou a opinião de Maria Regina sobre a previdência social. “Dentro do município precisamos conversar para resolver os problemas relacionados a aposentadoria dos servidores e previdência municipal”, respondeu.

Saúde em foco

No que se refere a área da saúde, Maria Regina voltou a questionar Diego, desta vez sobre o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do Hospital Getúlio Vargas. “Está em execução [o PPCI]. Para construir o novo anexo precisamos do PPCI do aprovado no governo do Estado. Nosso hospital teve muitos avanços, reformamos o segundo piso e a saúde tem avançado muito, temos ainda a melhorar, mas não podemos negar os avanços que aconteceram”, completou o prefeito, que busca a reeleição.

Por fim, Gil respondeu um questionamento de Tunnermann, mais uma vez sobre priorioridades e saúde. “Temos compromisso claro com a saúde, de articular, articular para ter uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e uma Samu [ambulância] na cidade. Precisamos de mudança e não é nosso partido sozinho, tem que ser com união e humildade”, finalizou.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade