POLÍTICA
ELEIÇÕES: O que disseram os candidatos à Prefeitura de Canela no debate
Situação do turismo na cidade, polêmicas sobre venda ou revitalização de edificações públicas e a necessidade de implantação de programas sociais de habitação foram abordados
Última atualização: 18/09/2024 13:27
A Central Grupo Sinos de Eleições subiu à Serra gaúcha para a realização do debate com os candidatos à Prefeitura de Canela, na noite desta terça-feira (17), no Buona Vitta Resort, do Grupo Gramado Parks, em Gramado.
Participaram os candidatos Andrei Mendes (PCdoB), Enfermeira Cristina (PP), Erni Schäfer (PL), Gilberto Cezar (PSDB) e Marcelo Savi (MDB), que, de forma inicial, apresentaram-se, pelo tempo de dois minutos cada, sobre quem são e seus fundamentos de governo.
Entre os temas abordados durante os três blocos, destacaram-se saúde, com ênfase à situação do Hospital de Caridade de Canela (HCC) e necessidade de uma unidade de saúde 24 horas, habitação social no município, além da questão turística, que abordou, ainda, o futuro de edificações públicas, tais como a Casa de Pedra e o Teatro Municipal.
O início do debate
A cada bloco de perguntas, os candidatos são sorteados e o tema é livre. No primeiro, quem iniciou foi Enfermeira Cristina, que escolheu Gilberto Cezar, para falar sobre os planos dele no setor de habitação.
LEIA TAMBÉM: Volta do horário de verão: O que as pessoas pensam sobre a mudança?
"Temos um crescimento desordenado que vem de muito tempo. E Canela não tem plano claro, transparente, de habitação e regularização fundiária. Tem muitas áreas ainda hoje que podem ser regularizadas. Temos que desenvolver em conjunto, acredito, com a iniciativa privada, porque Canela aprova muitos projetos grandes, mas as contrapartidas podem ser sociais", afirma Gilberto.
Em réplica, a candidata ainda questionou se, quando Gilberto era vice-prefeito, se um mapeamento dessas áreas e da situação habitacional não havia sido feito. "Seu esposo era prefeito, por oito anos foi prefeito e não conseguiu fazer isso, eu era apenas vice-prefeito. Mas trabalhamos em conjunto para resgatar a Prefeitura e recuperar várias áreas degradadas", coloca o prefeiturável pelo PSDB.
Na sequência, Marcelo Savi direcionou sua questão para Erni, em relação às medidas necessárias ao saneamento básico, tema em alta em virtude do marco federal regulatório que determina que até 2033, 90% do esgoto seja tratado.
"O saneamento básico preocupa como um todo, principalmente na área da saúde. Como trabalhei muitos anos no hospital, a gente sente direto os reflexos da falta do saneamento. O que eu acho errado em relação à Corsan, e já dizia em 2016, a contratação errada. Se estivéssemos hoje com uma PPP, nós enfrentaríamos muito menos problemas e teríamos muito mais autonomia para resolver", afirma.
VEJA AINDA: Top 5 das flores: Cidades da região lideram lista de destinos turísticos mais floridos
Savi reiterou sobre a necessidade de reformular e ajustar as redes de esgoto, que atualmente são direcionados para nascentes e arroios.
Já após o sorteio com o nome de Erni, a troca de ideias retornou com Marcelo. O candidato do MDB foi escolhido para responder sobre segurança pública, que tratou sobre benefícios.
"Criar uma guarda armada e discutir o auxílio-moradia, que é muito importante. Não dá para culpar o governo do Estado, tem que trabalhar ao lado dele para encontrar soluções. E o monitoramento eletrônico temos que ampliar fortemente em todas as áreas, além de fazer um trabalho de conscientização social", frisa.
Erni ressaltou sobre ações de prevenção a partir do 5° Ano do Ensino Fundamental e a inserção de cursos técnicos, para ampliar oportunidades de qualificação ao mercado de trabalho. Em tréplica, Savi destacou o Cidica, implantado na gestão, além da ampliação do turno integral. "Hoje fornecemos isso aos nossos jovens, o próprio turno integral recupera muitas crianças. Teremos que intensificar os trabalhos dentro das escolas", pontua.
Gilberto abordou com o candidato Andrei as dificuldades do Hospital de Caridade de Canela (HCC), com reforço no atendimento de emergência e dificuldades de encontrar leitos.
"Nossa Federação Brasil da Esperança tem conversado com a sociedade uma sugestão de se tornar referência na saúde de toda região. É um convite para buscarmos mecanismos para ter um hospital regional. E Canela se tornando um centro de referência em saúde, consequentemente vai trazer mais negócios de exames, laudos, e diminui a necessidade de deslocamentos até Porto Alegre, Caxias", diz.
NÃO PERCA: BR-116: Ponte provisória entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul será inaugurada nos próximos dias
Gilberto Cezar concordou com o candidato da Federação e afirma a necessidade de investimentos, retomada de serviços e de ampliação de leitos, principalmente pelo aumento populacional. Em resposta, Andrei relembra sobre o Programa Mais Médicos, do governo federal, que o município canelense não participou e de outras iniciativas. "Também é preciso levar farmácias populares do município para Santa Marta, Canelinha, facilitar o acesso aos medicamentos, assim como ampliação das unidades básicas", finaliza.
Para encerrar o primeiro bloco, Andrei formulou uma pergunta para Enfermeira Cristina, sobre especialização técnica. Ele reitera sobre os cursos do Cidica, mas questiona sobre o acesso à educação ao mercado de trabalho.
"O turno integral é para isso, para que eles sejam capacitados e saiam com esse diferenciado conhecimento. Também resgatar o Senai que foi fechado em Canela, fazer parcerias com as UCS, com ACM, para que o adolescente não fique oneroso em casa", relata.
Andrei complementa que as escolas precisam investir na educação cultural. Em tréplica, Enfermeira Cristina cita o Programa Jovem Aprendiz. "Nossa cultura é maravilhosa, as escolas tem que investir em cultura, para que ele abra o instinto de arte, dança, poesia, e também puxando ele para o Jovem Aprendiz, para desenvolver uma profissão", conclui.
Segundo bloco
Após intervalo de três minutos, desta vez, quem iniciou foi Gilberto Cezar que escolheu Erni Schäfer. Turismo foi o foco das discussões, com a proximidade do Sonho de Natal. Assim, a pergunta era qual a proposta do candidato do PL para o desenvolvimento turístico.
NOVIDADE: Gramado terá Centro de Triagem de Animais Silvestres em parceria inédita com governo do Estado
"Primeiro, a gente volta para base, não tem como falar sobre turismo sem ter uma estrutura básica em saúde, logística e mobilidade urbana. Temos que resolver a situação da saúde. E por isso, tenho projeto claro, vou construir um hospital em Canela, que ninguém tem coragem de dizer que vai fazer, com PPP sim, para atender não só população, mas também nosso turista", cita.
Gilberto retoma o tema do turismo, e defende a necessidade de revitalizar espaços públicos, como o Centro de Eventos, recuperar a Casa de Pedra, inclusive a partir de tombamento e com novo uso por galeria de arte. Já o prefeiturável Schäfer voltou a abordar as parcerias público-privadas. "Sem dúvidas a recuperação é importante. Mas como está hoje, sem estrutura, tu não consegue envolver a iniciativa privada. Então para trazer o turismo de volta, precisamos investir e trabalhar com PPPs", diz.
Em seguida, Savi questionou Enfermeira Cristina sobre como colocará em prática o plano de governo e uso de recursos. "Se formos eleitos, vamos ver como vai ser deixado o orçamento de cada secretaria, porque sabemos que quando entra em uma Prefeitura, não foi o caso do Cleo Port, que deixou tudo em ordem, então ver o que sobrou de arrecadação, para depois dar continuidade ao plano de governo".
Savi rebateu, informando que, quando a gestão assumiu em 2016, havia um déficit de R$ 4 milhões no orçamento. "Levamos para o superavit de R$ 33 milhões em 2023, então acredito que sabemos o caminho e como obter recursos", afirma, acrescentando sobre obras realizadas pela cidade. "Não tem planejamento, você fala que asfaltaram Canela inteira, mas onde está a rede de esgoto? Cadê o saneamento básico?", comenta em tréplica a candidata.
Após, Erni escolheu Gilberto para voltar ao assunto do HCC. "Queremos recuperar, para voltar a ter alvará sanitário, ter requisitos que a 5ª Coordenadoria faz apontamentos, colocar mais médicos e ter uma gestão mais técnica", explica o candidato do PSDB, que também deseja buscar uma UPA 24h. Erni concorda sobre a não retirada da intervenção no momento e fala da necessidade de atender altas complexidades e cita a construção, novamente, de um hospital.
POLÍCIA: Restaurante temático argentino é alvo de operação contra lavagem de dinheiro em Nova Petrópolis
Após, Andrei direcionou o tema dos cuidados com espaços públicos ao candidato do MDB, que respondeu com críticas em cima da própria gestão em que trabalhou. "Primeiramente a recuperação da Casa de Pedra, tem um anfiteatro lindo lá, é um abandono, desrespeito que a administração atual fez, a gente cobra muito, eu estava cobrando o descaso", justifica Savi, acrescentando que a venda dos ativos não está no plano de governo. Andrei defende a adequação e revitalização dos espaços públicos e coloca ideia do Centro de Feiras se tornar um minimercado público.
Por fim, a candidata do PP aborda Andrei sobre as propostas dele para o meio ambiente. "Tem um foco especial. Uma cidade que já foi Paixão Natural precisa retomar sua marca, porque os cuidados com espaços, com os arroios Tiririca, Santa Terezinha e Caracol, é uma vergonha para a cidade. Apesar de criarem novas estações de tratamento de esgoto, apenas uma tem funcionado", finaliza.
Terceiro bloco
O terceiro bloco iniciou com Andrei Mendes e Erni Schäfer em conversa sobre acesso à moradia de trabalhadores.
Já Enfermeira Cristina e Marcelo Savi retomaram o assunto da atenção básica, com propostas de novos posto de saúde e ampliação de horários de atendimento.
Aproveitando o tema saúde, Gilberto Cezar direcionou sua pergunta para a Enfermeira Cristina, em relação ao plano dela de recuperação do HCC.
Em seguida foi a vez de Gilberto responder ao questionamento de Erni sobre habitação.
Para finalizar o debate, Savi e Andrei discutiram suas propostas sobre mobilidade urbana e transporte coletivo.