A Central Grupo Sinos de Eleições recebeu na manhã desta sexta-feira (27) dois dos três candidatos à prefeitura de Campo Bom, no Vale do Sinos. O encontro no estúdio da Rádio ABC 103.3 FM colocou frente a frente Giovani Feltes (MDB) e Victor Souza (PC do B). O candidato Faisal Karam (Republicanos) avisou às 8h13 que não participaria do debate agendado para as 8h30, portanto, seu espaço permaneceu reservado na mesa central conforme o regramento acordado com as assessorias das coligações.
Dividido em três blocos, o debate funcionou da seguinte forma: um candidato era sorteado pelo mediador, João Paulo Gusmão. Na sequência, o prefeiturável direcionava sua pergunta para o adversário com tema livre.
MAIS ELEIÇÕES: O que disseram os candidatos à Prefeitura de Gravataí no debate
O primeiro sorteado foi Victor Souza, que questionou Giovani Feltes sobre a qualidade da mão de obra no município e o que pretende fazer para qualificá-la. Em sua resposta, Feltes, que concorre buscando um quarto mandato frente à prefeitura, afirmou que esse não é um problema isolado de Campo Bom. “Devemos fazer um investimento forte, inclusive em parceria com o sindicato dos trabalhadores da indústria calçadista, buscar também o Sistema S. É uma forma de garantir a perenidade da atividade.”
No questionamento de Feltes, o atual deputado estadual perguntou sobre os projetos do adversário em relação ao esporte. Na resposta, Souza lembrou os projetos enquanto vereador por cinco mandatos consecutivos. “Fui autor de projeto que incentiva a prática de esportes em Campo Bom. Infelizmente, apesar de aprovado, não foi levado adiante.”
O segundo bloco começou com o questionamento de Souza em relação aos problemas de alagamentos que acontecem na cidade, lembrando a chuva que atingiu o Vale do Sinos entre quarta (25) e quinta-feira (26). Em sua resposta, o candidato do MDB afirmou que pretende trabalhar com a construção de galerias. “É um investimento pesado, de alguns milhões de reais e isso não se dá de forma tão instantânea assim, mas resolveria boa parte dos problemas de alagamentos da Avenida Brasil. Também faríamos isso na parte mais baixa da cidade, em direção ao município de Sapiranga.”
A segunda pergunta foi realizada por Feltes, que listou uma série de recursos encaminhados para Campo Bom no período em que foi deputado federal. O questionamento para Souza abordou essa atuação. “Eu, infelizmente, nunca fui deputado, me candidatei em 2014. Nunca sai da minha cidade, sou filho de Campo Bom com maior orgulho. E, mesmo na condição de vereador sempre busquei muitos recursos para a nossa cidade”, respondeu.
Dando sequência ao bloco, Feltes perguntou sobre os projetos de Souza na área da saúde. “A saúde é algo série e nós precisamos tratar com seriedade. Eu quero fazer investimentos pesados, porque gastamos 30% do nosso orçamento em saúde, ainda assim não temos uma saúde de excelência”, afirmou o vereador.
Para finalizar o segundo bloco, Souza abordou o tema da educação, perguntando quais os projetos de Feltes para a pasta. “Quero estabelecer uma equipe multidisciplinar para dar guarida, acolhimento aos profissionais na área da educação. Ter um canal permanente de discussão com todos os professores de Campo Bom e profissionais que atuam nesta área”, completou o deputado.
Perguntas e respostas
No último bloco, Victor Souza questionou Feltes sobre o incentivo aos fornecedores locais para a prefeitura. “Nós pretendemos privilegiar para a merenda escolar e abastecer a prefeitura, daqueles que produzem na nossa cidade. Naturalmente, vamos buscar ampliar ainda mais, para fomentar o crescimento das nossas indústrias.”
Na vez de Giovani Feltes, ele peguntou ao candidato do PC do B sobre projetos para a habitação na cidade. “Esse é um tema que me desafia bastante. Vamos corrigir essa demanda, que foi crescendo nos últimos anos”, completou Souza.
LEIA TAMBÉM