Mas, afinal, quem não tiver cadastrado a biometria não vai poder votar nas eleições municipais? Se você não fez o cadastro biométrico, não se preocupe. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), mesmo sem a biometria, é possível votar nas eleições municipais de 2024, cujo primeiro turno está marcado para o domingo, dia 6 de outubro.
CLIQUE PARA LER TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE ELEIÇÕES
Para isso, basta que o eleitor leve um documento oficial com foto para o local de votação.
Mas é preciso ficar atento a cada caso. Se houve convocação para revisão de eleitorado com o objetivo de coletar a biometria e a eleitora ou o eleitor não compareceu ao cartório, poderá estar com o título cancelado e, por essa razão, não poderá votar.
Além disso, sofrerá as consequências do cancelamento do título eleitoral.
Em Novo Hamburgo, quase 70% dos eleitores aptos a votar possuem cadastro biométrico. No total, das 179.306 mil pessoas aptas a irem às urnas no próximo domingo, 125.410 mil (69,94%) possuem cadastro biométrico e outras 53.896 mil (30,06%) ainda não têm as impressões digitais registradas pela Justiça Eleitoral.
Leia também: Mais homens ou mulheres? Conheça o perfil dos candidatos às prefeituras da região
Como consultar a situação do título de eleitor
Para verificar a situação do título, o eleitor precisa acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral e fornecer o nome, CPF ou número do título de eleitor.
LEIA TAMBÉM