Com o início da propaganda eleitoral no dia 16 de agosto, o aplicativo Pardal Móvel, do TSE, também foi disponibilizado para o recebimento de denúncias. Até a quarta-feira (28) já foram recebidos mais de 16 mil relatos de propaganda eleitoral irregular.
Disponível para download no Google Play ou na App Store, é possível denunciar, por meio do aplicativo, propaganda irregular, inclusive a realizada na Internet. Até as 16 horas de quarta, os estados com os maiores números de denúncias eram São Paulo (3.206), Pernambuco (1.827), Minas Gerais (1.784), Rio Grande do Sul (1.405) e Paraná (986). Mais da metade das denúncias é relativa ao cargo de vereador. O objetivo do Pardal é incentivar os cidadãos a atuarem como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral.
LEIA TAMBÉM: ELEIÇÕES: Apesar da maioria do eleitorado, representatividade feminina ainda é baixa na disputa por cargos eletivos
No RS
No Estado, o maior número de denúncias é em Porto Alegre (182), seguido por Pelotas (92), Igrejinha (43), Canoas (40) e Sapucaia do Sul (39).
Assim como acontece no cenário nacional, no RS quando referidas as denúncias por cargos, os vereadores também são maioria: 808. Contra candidatos a prefeito são 174 denúncias e vice-prefeito são 6.
Na região, há registros de denúncias diversas também em outras 20 cidades: Cachoeirinha (34), Novo Hamburgo (27), Gravataí (25), Nova Petrópolis (22), Montenegro (19), Campo Bom (19), Rolante (17), Estância Velha (17), Esteio (14), Nova Santa Rita (9), Sapiranga (8), São Leopoldo (6), Gramado (6), Vale Real (4), Taquara (4), Nova Hartz (3), São Sebastião do Caí (2), Parobé (2), Dois Irmãos (1) e Araricá (1).
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Outras denúncias
É importante ressaltar que o Pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. Dentro do próprio aplicativo, há direcionamentos quando a queixa envolver desinformação ou o assunto estiver relacionado a crime eleitoral.
LEIA TAMBÉM