EXPERIENTES E ESTREANTES

ELEIÇÕES: Ivoti tem duas chapas completas para corrida ao Executivo

Eleitores devem ir às urnas com duas opções de voto para prefeito

Publicado em: 01/08/2024 11:39
Última atualização: 01/08/2024 11:41

A quinze dias do início da campanha eleitoral, marcada para 16 de agosto, a disputa já ganha contornos de definição em Ivoti. Por lá, os eleitores devem ir para as urnas tendo apenas duas opções de voto para prefeito, em uma disputa polarizada entre estreantes e experientes no jogo político.

FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP


Dois nomes já foram confirmados na dipusta Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Candidato da situação, o bancário Valdir Ludwig é aposta de renovação do Partido Progressistas (PP) na Cidade das Flores, que disputará o pleito com “chapa pura”. O estreante terá o vereador mais votado nas eleições municipais de 2020 e ex-secretário de Obras Alexandre dos Santos, o Borracheiro, como vice na chapa.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER


Chapa pura progressista foi aprovada na última semana Foto: Divulgação

A dupla tentará manter a hegemonia progressista que administra a cidade há oito anos, durante os dois mandatos do atual prefeito, Martin Kalkmann. A chapa foi confirmada em convenção na última semana com a nominata de nove candidatos a vereador (confira a lista abaixo).

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Coligação Republicanos/ PSB reeditam, oito anos depois, a parceria de 2016. Foto: Divulgação

Nas urnas, a chapa dos progressistas disputará o voto dos eleitores com um nome conhecido na cidade. A ex-prefeita Maria De Lourdes Bauermann (Republicanos) foi oficializada como candidata a prefeita com seu ex-vice Milton Mayer (PSB), novamente como dupla de chapa. Eles reeditam, oito anos depois, a parceria de 2017.

NOTA FISCAL GAÚCHA: R$ 1 mil na conta? Consumidores que cadastram o CPF na nota concorrem a prêmios especiais em agosto

Eleita chefe do Executivo em 2004, Maria De Lourdes foi a primeira mulher, e única até hoje, a assumir a gestão da cidade do Vale do Sinos, se reelegendo para o cargo no pleito seguinte (2009-2012).

Na eleição seguinte ficou fora das urnas porque, conforme previsto na legislação eleitoral, os gestores não podem tentar um terceiro mandato consecutivo, então retornou ao páreo em 2016. A ex-prefeita obteve 66,54% dos votos válidos em Ivoti. Ao todo, foram 8.714 votos.

Entretanto, permaneceu menos de um ano no cargo. Em outubro de 2017, ela e o vice Milton Mayer tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) por abuso de poder econômico e compra de votos.

Os candidatos a vereador pelo Republicanos e pelo PSB não foram divulgados pelos partidos.

Confira os candidatos do PP ao Legislativo:

- Satoshi

- Pires

- Leonir

- Otto Frohlich

- Armando

- Adriana Schantes

- Marli Gehm

- Tatiana Carvalho

- Djair

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasIvotiPolítica
Matérias Relacionadas