abc+

DENÚNCIAS

ELEIÇÕES: Gramado e Canela têm mais de 50 denúncias de propaganda irregular

Juíza eleitoral Simone Chalela destaca os desafios do pleito de 2024, principalmente em relação à Internet

Mônica Pereira
Publicado em: 04/10/2024 às 12h:22 Última atualização: 04/10/2024 às 12h:23
Publicidade

Gramado e Canela possuem mais de 200 candidatos concorrendo a um dos cargos eletivos das eleições municipais de 2024. Nessa corrida eleitoral, cada um busca uma estratégia diferente para conquistar o voto do eleitor. Neste ano, as propagandas na Internet ganharam força – e crescem os desafios sobre os limites desses conteúdos e também as denúncias.

ELEIÇÕES: Tudo pronto para que 69,9 mil eleitores de Gramado e Canela vão às urnas no domingo

Denúncias de propaganda irregular na Internet



Denúncias de propaganda irregular na Internet

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Divulgação

Quem fica responsável pelos julgamentos dessas denúncias nas duas cidades da região, que compreende 65ª Zona Eleitoral, é a juíza eleitoral Simone Chalela. “Se nas eleições municipais de 2020 fomos confrontados com os desafios inerentes à pandemia e na eleição geral de 2022 pelas desconfianças à urna eletrônica, esta eleição foi marcada pelo desafio crescente da propaganda eleitoral e seus limites no ambiente da Internet”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Como será a reta final das campanhas para prefeito em Gramado e Canela

Segundo a magistrada, somente no aplicativo Pardal, foram 53 denúncias de irregularidades analisadas. Quatro estão em tramitação, além de 18 processos por propaganda irregular recebidos pelo Processo Judicial Eletrônico, muitos dos quais se desdobraram em outros pedidos. Por fim, oito estão em fase final de tramitação ou aguardando o trânsito em julgado.

Juíza Simone Chalela



Juíza Simone Chalela

Foto: Divulgação

Para a juíza, não houve um caso específico que lhe chamasse atenção, mas sim um tema como um todo: representações por propaganda irregular na Internet, em especial quanto à propaganda eleitoral negativa. “O papel da Justiça Eleitoral é sempre o da menor interferência possível no que tange à propaganda eleitoral, buscando apenas agir quando confrontada com irregularidades”, destaca.

CAMPANHA: Candidatos a prefeito de Gramado apresentam propostas sobre temas cruciais para o desenvolvimento do município

Simone complementa que espera que o domingo de eleições, no dia 6 de outubro, seja marcado pelo respeito entre candidatos e eleitores. “Que possamos escrever a história dos nossos municípios através do exercício do direito ao voto de forma livre, consciente e responsável. Afinal, cada um de nós é responsável pelos políticos que elegemos e, em última análise, irão nos representar”, corrobora.

CONFIRA: Quais as propostas dos candidatos à Prefeitura de Canela para saúde, turismo e combate à corrupção

“A expectativa é que seja uma eleição tranquila, em que o eleitor exerça o direito ao voto de maneira consciente e responsável. Estaremos trabalhando e fiscalizando os municípios de Canela e Gramado para que tudo transcorra da melhor forma possível, mantendo a ordem pública e a paz social”, atesta a juíza. 

FIQUE POR DENTRO: Receba notícias da região diretamente em seu WhatsApp!

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade