Às vésperas do início da campanha eleitoral, o Republicanos anunciou que Gilson Oliveira (Democracia Cristã) como vice para compor a chapa da candidata a prefeita, Beth Colombo, em Canoas. Com a decisão, o então candidato a prefeito pelo Democracia Cristã (DC), Paulo Accinelli, deixa a disputa ao pleito para integrar a coordenadoria de campanha da chapa que reúne os partidos Republicanos, Democracia Cristã e Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Segundo o atual vereador Gilson Oliveira, a aproximação entre as siglas ocorre com o intuito de fortalecer a corrida eleitoral.
“Quando o convite de coligação surgiu, informamos que gostaríamos de ter candidato na composição da chapa. Após o sinal positivo do Republicanos, em comum acordo, o Democracia Cristã optou pelo meu nome. O Accinelli reforçará a campanha como coordenador”, explica Oliveira.
O martelo foi batido em uma reunião com os líderes das legendas no domingo (4). O acordo simboliza uma união inédita entre as forças políticas canoenses. O alinhamento das estratégias para a campanha segue nesta segunda-feira (5).
A equipe conta com os vereadores do Republicanos, Alexandre Duarte e Linck, além do Cezar Mossini, do MDB. Oficialmente, a campanha eleitoral começa dia 16 de agosto.
Trajetória
Gilson dos Santos Oliveira, natural de São Luiz Gonzaga-RS, reside há 44 anos em Canoas. Formado em teologia, atua há mais de 28 anos como liderança eclesiástica e comunitária na sociedade canoense. É membro fundador do Conselho Municipal de Álcool e Drogas (Comad), que atua na prevenção ao uso de drogas, com palestras em escolas, igrejas e empresas.
Oliveira ingressou na política em 2005. Foi suplente de vereador nas eleições de 2008, pelo PTB, e de 2012, pelo PP. Como gestor público, atuou em setores da administração municipal de Canoas. Em 2010, na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e nos anos de 2011 e 2012, na Secretaria Municipal de Saúde. Entre 2013 e 2015, trabalhou no gabinete do então prefeito Jairo Jorge. Em 2016, foi conselho tutelar.
Em 2016, elegeu-se para o primeiro mandato como vereador. Foi eleito líder da bancada do Partido Progressista (PP) e 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Canoas. Em 2018, foi vice-presidente do Legislativo. Em 2020, foi reeleito para o segundo mandato pelo partido Avante. Durante a janela partidária, trocou de legenda. Atualmente, é líder da bancada do partido Democracia Cristã (DC). Oliveira exerce a vice-presidência do poder Legislativo, desde 2023.
LEIA TAMBÉM